O Sistema Único de Saúde nos planos de governo dos candidatos à prefeitura de um município alagoano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1739

Resumo

RESUMO: Diante da conjuntura e da importância do diálogo entre o fazer política e o fazer saúde, a pesquisa teve por objetivo descrever como o Sistema Único de Saúde (SUS) foi abordado nos planos de governo de candidatos à prefeitura de um município do Estado de Alagoas. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo com a técnica de pesquisa documental. Os documentos objeto de pesquisa  foram extraídos do portal de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral. Em um primeiro momento, expõe-se o plano de governo dos três candidatos para a área de saúde e em um segundo, apresenta-se as pautas prioritárias para o setor propostas pelo Conselho Nacional de Saúde buscando estabelecer conexões entre o que se espera pelo controle social a nível Brasil e o que foi proposto a nível local discutindo à luz da legislação pertinente em saúde e das políticas nacionais. Percebeu-se que o Sistema Único de Saúde foi abordado de forma superficial por todos os candidatos, assim, parece que os postulantes desconheciam as generalidades e especificidades das principais políticas de saúde vigentes no País e a estrutura e o funcionamento do sistema de saúde, visto que, em sua maioria, as propostas destoaram do que preconiza a legislação do SUS. As propostas dos candidatos pouco dialogaram com a carta de saúde pública elaborada pelo CNS.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema Único de Saúde, Política de Saúde, Gestão em Saúde.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Aperfeiçoamento em Saúde Pública e Vigilância em Saúde pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) e em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Lima, E. S. de. (2021). O Sistema Único de Saúde nos planos de governo dos candidatos à prefeitura de um município alagoano. Diversitas Journal, 6(3), 3307–3320. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1739

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)