Psychosocial Challenges Students with Disabilities Encounter in selected Primary Schools of South West Ethiopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1753

Resumo

RESUMO: O estudo qualitativo foi realizado para obter informações relevantes de alunos com deficiência em escolas selecionadas, seus respectivos professores e familiares / cuidadores empregando técnicas de amostragem proposital e de disponibilidade. Entrevista, discussão de grupo focal e observação externa foram conduzidas como ferramentas principais de coleta de dados dos entrevistados. Nesse sentido, o resultado deste estudo mostrou que os alunos com deficiência enfrentam uma série de problemas psicossociais que podem variar de casa para casa, dependendo da formação familiar, nível educacional e econômico dos cuidadores. Instabilidade emocional, discriminação, segregação, autoculpa, tentativas de esconder, depressões em diferentes níveis, mal-estar de casa, tentativas de suicídio e rejeição dos pais são dificuldades comuns identificadas. Em conclusão, tanto a família quanto os alunos com deficiência encontraram diferentes níveis de problemas psicológicos e sociais em casa, na comunidade vizinha e em ambientes sociais mais amplos, devido a impactos relacionados à cultura, religião e crenças. Assim, recomendou-se a formação em diferentes níveis da família, professores e alunos com deficiência, de forma a minimizar as dificuldades psicossociais com a sensibilização contínua e a educação sobre as questões da deficiência de forma progressiva.

PALAVRAS-CHAVE: discriminação; escola primária; dificuldades psicossociais; alunos com deficiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaffer Lola Dano, Jimma University, Department of Special needs/Inclusive education

Jimma University

College of Education and Behavioral Sciences

Department of Special Needs andInclusive Education

Head Department 

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Disassa, G. A., & Dano, J. L. (2021). Psychosocial Challenges Students with Disabilities Encounter in selected Primary Schools of South West Ethiopia. Diversitas Journal, 6(3), 3625–3645. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1753