Psychosocial Challenges Students with Disabilities Encounter in selected Primary Schools of South West Ethiopia
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1753Resumo
RESUMO: O estudo qualitativo foi realizado para obter informações relevantes de alunos com deficiência em escolas selecionadas, seus respectivos professores e familiares / cuidadores empregando técnicas de amostragem proposital e de disponibilidade. Entrevista, discussão de grupo focal e observação externa foram conduzidas como ferramentas principais de coleta de dados dos entrevistados. Nesse sentido, o resultado deste estudo mostrou que os alunos com deficiência enfrentam uma série de problemas psicossociais que podem variar de casa para casa, dependendo da formação familiar, nível educacional e econômico dos cuidadores. Instabilidade emocional, discriminação, segregação, autoculpa, tentativas de esconder, depressões em diferentes níveis, mal-estar de casa, tentativas de suicídio e rejeição dos pais são dificuldades comuns identificadas. Em conclusão, tanto a família quanto os alunos com deficiência encontraram diferentes níveis de problemas psicológicos e sociais em casa, na comunidade vizinha e em ambientes sociais mais amplos, devido a impactos relacionados à cultura, religião e crenças. Assim, recomendou-se a formação em diferentes níveis da família, professores e alunos com deficiência, de forma a minimizar as dificuldades psicossociais com a sensibilização contínua e a educação sobre as questões da deficiência de forma progressiva.
PALAVRAS-CHAVE: discriminação; escola primária; dificuldades psicossociais; alunos com deficiência.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Getaaaachew Abeshu Disassa, Jaffer Lola Dano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”