Oficinas itinerantes do PIBID Geografia UFPel durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência

Autores

  • Rosangela Lurdes Spironello Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Puglia Vieira Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Giane Silva da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2170

Palavras-chave:

conceitos geográficos, práticas educativas, materiais pedagógicos, ensino remoto

Resumo

A presente proposta tem como objetivo demonstrar a importância das oficinas itinerantes, desenvolvidas com alunos dos anos finais do ensino fundamental, sobre temas e conteúdos que articulam o conhecimento geográfico. Pretende-se, também, apontar os principais desafios na elaboração e execução das atividades no formato online, durante o ano de 2021. Para a elaboração das oficinas, partiu-se da perspectiva de uma pesquisa qualitativa, inicialmente, com uma revisão bibliográfica sobre os conceitos geográficos lugar, paisagem e território. Em seguida, as oficinas foram estruturadas com base em temas como: saneamento básico, saberes populares, estudo da cidade, processos endógenos e exógenos, relação entre música e Geografia, considerando o olhar geográfico e interdisciplinar. A aplicação das oficinas se deu em duas escolas da educação básica de Pelotas-RS. Como resultados, pode-se destacar que, mesmo com o desafio de trabalhar no formato online, as propostas foram bem desenvolvidas, o que proporcionou um período de importante aprendizado em relação aos conceitos da Geografia e sua relação com a vida cotidiana dos alunos. Apesar da dificuldade de acesso às tecnologias por parte dos alunos da educação básica, buscou-se organizar os materiais pedagógicos (resumos, maquetes, vídeos didáticos) de forma que estes pudessem chegar ao máximo de alunos possíveis. Pela característica de ser itinerante, as oficinas podem ser desenvolvidas em outras escolas, adaptando-se ao ano e ao nível de aprofundamento. Diante disso, o período pandêmico nos mostrou a necessidade de nos desafiarmos, de pensarmos a educação geográfica em diferentes perspectivas, prezando pela formação crítica e consciente dos sujeitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Puglia Vieira Dias, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou como monitora voluntária no "Programa de Monitoria da UFPEL" no ano de 2019. Foi bolsista de iniciação científica em 2019, onde desenvolveu a pesquisa "A cartografia escolar e a construção de conceitos geográficos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)". Atualmente atua como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Giane Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Atuo como bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFPel. Faço parte do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociais e Formação de professores (GESFOP) e sou integrante do Núcleo de Análises Urbanas - NAU.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (2018, 03/06). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.

Castellar, S. M. V. (2017). Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial: Fortalecendo o Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 208-232, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.494 .

Castellar, S. M. V., Vilhena, J. (2011). Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning.

Castellar, S. M. V., Juliasz, P. C. S. (2017). Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p. 160-178. https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779

Cavalcanti, L. S. (2005). Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: Uma contribuição de Vygotsky ao ensino da geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, P. 185-207, Maio/Agosto.

Cavalcanti, L. S. (2010, nov.). A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte.

Cavalcanti, L. de S. (2019). Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação.

Collares, C. A. L., Moisés M. A. A. (1989). Educação, Saúde e Formação da Cidadania. Educação e Sociedade, v. 10, n. 32, Abr.

Dias, F. P. V. Fernanda puglia. (2021, 05/19). Mudança na paisagem urbana de Pelotas, escola Francisco Caruccio. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=tWQ9HbTkr_8

Dias, G. K., Dias, L. C., Rafael, P. H. S. (2018). As oficinas itinerantes do Pibid Geografia UFPel como prática sócio-espacial de acesso a diferentes culturas. Expressa Extensão. v. 23, n. 3, p. 80-93, SET-DEZ. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/13924/8687

Felicio, W. F. (2021). Concepções sobre o conceito de paisagem e sua inserção no ensino de geografia: elementos para uma investigação. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-27, jan./dez.

DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.992

Lopes, C. S. (2014). O professor de geografia: saberes e identidade. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES, p. 1-12, agosto.

Lopes, C. S. (2014, 10 a 16/08). O professor de geografia: saberes e identidade [resumo]. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, Vitória/ES. http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403636300_ARQUIVO_CBG_Texto_completo.pdf

Moraes, B. Brisa Moraes. (2021, 04/04). (Vídeo 1) OFICINA Conhecendo a Cidade: discutindo Saneamento Básico. Youtube. https://youtu.be/-x6HC9HHsiQ

Moraes, B. Brisa Moraes. (2021, 04/04). (Vídeo 2) OFICINA Conhecendo a Cidade: discutindo Saneamento Básico. Youtube. https://youtu.be/wtrrafolPrE

Moraes, B. Brisa Moraes. (2021, 04/04). (Vídeo 3) OFICINA Conhecendo a Cidade: discutindo Saneamento Básico. Youtube. https://youtu.be/yJgplYdrqB8

Morais, E. M. B. de. (2011). O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar, [Tese de doutoramento, Curso Geografia, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13062012-122111/pt-br.php

Press, F., Siever, R., Grotzinger, J., Jordan, T. (2006). Para Entender a Terra. 4ª ed., Porto Alegre: Bookman.

Santos, A. R. (2008). A tectônica e as formas de relevo. In: Florenzano, T. G. (org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo. (p. 129-156). Oficina de Textos.

Souza, M. L. (2015). Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Teixeira, W. (2008). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Spironello, R. L., Puglia Vieira Dias, F. ., & Silva da Silva, G. (2022). Oficinas itinerantes do PIBID Geografia UFPel durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2170