A experiência remota do Pibid na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa de Codó – MA
O PIBID e o projeto enfrentamento do bullying através do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2181Palavras-chave:
Pibid, readaptação, bullyingResumo
A disseminação mundial do COVID-19 demandou uma readaptação em todos os setores da sociedade, principalmente na área da educação, onde trouxe para o centro do debate educacional o uso das tecnologias e seus desafios financeiros, operacionais e humanos para a realização de atividades escolares não presenciais na Educação Básica. As reflexões feitas neste trabalho se baseiam na aplicação de um projeto no formato remoto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no município de Codó, Maranhão. Durante a vivência do projeto algumas dificuldades e desafios foram enfrentados para a realização dos seminários, encontros e a produção de materiais audiovisuais para as pedagógicos que foram executadas de forma remota. O artigo interpreta também a experiência da docência remota e como ela refletirá na vida profissional dos docentes e bolsistas, que tiveram que se reinventar diante de situações extraordinárias em tempos de pandemia.
Métricas
Referências
MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo, 2002.
Honorato, T., & Nery, A. C. B. (2020). História da educação e Covid-19. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e54998. Recuperado de: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998
OLIVEIRA, Abraão Campos de; OLIVEIRA, Juliete Castro. Educação on-line: o alcance e as dificuldades do ensino remoto em tempos de pandemia. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.
OLIVEIRA, Willer Carlos de. O papel do professor diante do bullying na sala de aula. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Midianeira, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20993 Acesso em: 20 jan. 2022.
SILVA, Junielson Soares da; ARAÚJO, Stephanne Marques; SOARES, Fernandes, Romildo Ribeiro. Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas. Revista Educação em Perspectiva. v. 10, p. 1-14 |, e-019023, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caroline Pereira de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”