Horta medicinal

contribuições científicas e populares no âmbito escolar

Autores

  • Maria Luana dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Raquel Belchior Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • José Luiz da Silva Júnior Universidade Estadual de Alagoas
  • Magnólia Carla Conceição dos Santos Universidade Estadual Alagoas
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2263

Palavras-chave:

Horta, Medicinal, Ensino

Resumo

A utilização de plantas em suas variadas possibilidades de usabilidade tornou-se amplamente popular em nossa sociedade, propiciando a prática dos costumes culturais de nossos antepassados. O interesse pelo cultivo de espécies medicinais a partir de hortas nas escolas possibilita uma opção a mais na diversificação das atividades pedagógicas, viabilizando aos alunos uma vivência diferente, e um veículo para Educação Ambiental, levando a mudanças de hábitos e atitudes do homem e sua relação com o ambiente. O trabalho tem como objetivo o incentivo a construção de mini horta medicinais nas residências dos alunos para que contribua com a promoção de saberes científicos e populares.O projeto foi realizado nas turmas do 3º ano matutino da escola estadual de educação básica Costa Rêgo, localizada na cidade de Arapiraca-AL, desenvolvida com abordagem na metodologia de pesquisa-ação com base quantitativa. Com a horta medicinal produzida em suas residências, foi possível observar nos estudantes um maior envolvimento no projeto, uma vez que eles estavam responsáveis pelo plantio e cultivo da horta, onde tiveram contato direto com o solo, aprendendo a plantar, semear, cuidar e ao mesmo tempo desenvolver um interesse pelo tema por meio das pesquisas realizadas, ou seja, aprendendo pela pesquisa. Assim, à inserção da horta medicinal como ferramenta pedagógica situou-se em um feito de sensibilização para construção de valores e atitudes, proporcionando melhor relação do homem com a natureza, fortalecendo o trabalho em equipe, instituindo cidadãos arguidores e ponderando sobre a reflexão ambiental e de preservação do meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luana dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID).

Raquel Belchior Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Química Licenciatura, na Universidade Estadual de Alagoas ( UNEAL) e Graduanda em Pedagogia Licenciatura, no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Ministrou aulas como professora monitora no programa Mais Educação na Escola de Ensino Fundamental Divina Luz no período letivo do ano de 2017. Exerceu a função de professora monitora no programa Mais Alfabetização na Escola de Ensino Fundamental Divina Luz no período letivo do ano de 2018. Exerceu função de Auxiliar Administrativo pela Prefeitura Municipal de Junqueiro na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Divina Luz nos anos de 2019 e 2020. Tem experiência na área de Pedagogia e alfabetização, com ênfase em alfabetização e letramento para os anos inicias. Atualmente como estudante desenvolve projetos e estudos para o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

José Luiz da Silva Júnior, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID.

Magnólia Carla Conceição dos Santos, Universidade Estadual Alagoas

Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, professora da Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo e Supervisora de iniciação à Docência – PIBID Química da Universidade Estadual Alagoas - UNEAL.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Doutora do curso de Química da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Professora PPGASA/Cesmac e Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID Química da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Referências

ARRUDA, G.; RIGOTI, L.Y.; VALENTE, C. (2020). Implementação de horta medicinal: uma alternativa para aulas práticas na escola do campo. Faz ciência. V.22 (n.35), p.82-97. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24714/16327.

ENO, E. G. J.; LUNA, R. R; LIMA, R. A. (2015). Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente.Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria. V.19 (n° 1), p. 248-253. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/download/19538/pdf/0

NUNES, R, L.; ROTATORI, C.; COSENZA, A. (2020). A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental. V.7, (n° 1), p. 1 - 21. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/13373

OLIVEIRA, D. N.; CRUZ, H. R. R.; BRITO, W. R. O. (2021). Coleções botânicas: uma importante ferramenta para a alfabetização científica de estudantes de ensino médio. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigovisualizar/74391

OLIVEIRA, E. M.; SILVA, D. S.; SOUZA, F. P.; SANTOS, M. V. (2015). Atividade interdisciplinar através da criação de uma horta medicinal, utilizando materiais recicláveis. Anais II CONEDU. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15534

PAGANI, M. L. O. (2018). Plantas medicinais e horta escolar. SIC-XXX Salão de iniciação científica da UFRGS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/191449/Poster_59084.pdf?sequence=2

RÜCKL, B. F. N.; VOSGERAU, D. S. R. (2017). Perspectivas da Aprendizagem Ativa no Ensino Fundamental: uma revisão sistemática. Anais do XIII EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, Curitiba. Disponível em:https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23881_12578.pdf

SANTOS, R. S.; SILVA, T. M.; MEDEIROS, T. P.; SILVA, I. T. F. A.; ARAÚJO, L. D. A.; COSTA, N. P.; OLIVEIRA, D. H. (2013). Horta medicinal e aromática na escola: incentivando a interdisciplinaridade e o resgate da cultura popular. Centro de ciências agrárias/ departamento de ciências biológicas/ PROBEX. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XIIIENEX_XIVENID/ENEX/PROBEX/completos_04.html.

SOUZA, G. S. de. Tratado Descritivo do Brasil. apud GURGEL, Cristina Brandt Friedrich Martin. A Fitoterapia Indígena no Brasil Colonial: Os Dois Primeiros Séculos. PUC Campinas. P 3.2010.

SILVA, S. S.; FERREIRA, L. A.; RIGHI, E. (2021). A horta escolar como prática educativa e cidadania participativa- fase II- Caxias do Sul/RS. 10° siepex salão integrado de ensino, pesquisa e extensão da vergs. V.1 (n° 10). Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/article/view/3257

SILVA, O. R.; LIMA, T. A. M.; SILVA, M. (2021). O seminário como estratégia a metodológica no ensino médio sob perspectiva da escola estadual de educação profissional Isaías Gonçalves Damasceno. Revista brasileira do ensino médio. V. 4 (n° 53-65), p. 53-65. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/81

TAVARES, B.; MOREIRA, P.; LIMA, V. T. A. (2018). Implantação de uma horta agroecológica em uma escola estadual em Manaus. UEA Produtividade/PROGEX. Disponível em: https://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submission/downloadFileProceedings/2314

THEISEN, R.G,; BORGES, G. M.; VIEIRA, M. F.; KONFLANZ, T. L.; NEIS, F. A.; SIQUEIRA, A. B. (2015).Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar. Revista eletrônica em gestão, educação e tecnologia ambiental- REGET. V.19, (n° 1), p.167-171. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/182837

TORRES, P. L. (2004). Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/84470/188156.pdf?sequence=1&isAllowed=y

KOVALSKI, M. L.; OBARA, A. T.; FIGUEIREDO, M. C. (2011). Diálogo dos saberes: o conhecimento científico e popular das plantas medicinais na escola. Maringá/UEM. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1647-1.pdf

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Luana dos Santos, M., Belchior Ferreira dos Santos, R., da Silva Júnior, J. L., Conceição dos Santos, M. C., & Feitosa dos Santos, A. (2023). Horta medicinal: contribuições científicas e populares no âmbito escolar. Diversitas Journal, 8(3), 1432–1440. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2263

Edição

Seção

Ciências Ambientais