Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2265Palavras-chave:
Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.Resumo
O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.
Métricas
Referências
Araújo, A. (2020,09,03) Cerca de seis milhões de alunos brasileiros não tem acesso à internet. Eu estudante Educação Básica. https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2020/09/4873174-cerca-de-seis-milhoes-de-alunos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet.html
Barros, P; Camargos, H; Coelho, B; Júnior, M; Lélis, I. (2020) Didática de transição: a formação do docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Revista Dito Efeito, 11(19), p. 48- 57, https://periodicos.utfpr.edu.br/de/issue/view/603 .
Sousa, R. G. (2021). Economia Fenícia - História da Economia Fenícia. História do Mundo. Disponível em: Economia Fenícia - História da Economia Fenícia - História do Mundo (historiadomundo.com.br).
Só História, (2009-2022). Fenícios. Fenícios - Só História (sohistoria.com.br).
Mayer, L; Palú, J; Schutz, J. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020.
Pellegrini, M; Dias, A; Grinberg, K. (2016) #contato História. Quinteto.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”