Ensino da fotossíntese através de uma prática pedagógica: uma metodologia imprescindível durante o ensino híbrido

Autores

  • Valdelice Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3945-3499
  • Edlânia Nunes dos Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Teresa Cristina Gomes Oliveira Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Josefa Eleusa da Rocha Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2306

Palavras-chave:

Didática, botânica, pandemia

Resumo

A aquisição do conhecimento na contemporaneidade encontra-se em constantes mudanças, apesar das iniciativas em efetuar metodologias didáticas como suporte educacional. Logo, a implementação de práticas pedagógicas por parte dos docentes, estimula a interação dos discentes e expande as oportunidades de aprendizado. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo, relatar uma prática educacional sobre o processo de fotossíntese que foi desenvolvido em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de educação básica em Arapiraca-Alagoas. Dessa forma, foram solicitados dos estudantes os itens para o desenvolvimento da experiência que consistiu em recipientes transparentes de vidro ou plástico, bicarbonato de sódio, água e folhas de vegetais. Assim, no dia da prática, foram distribuídos questionários antes e posteriormente ao experimento com o intuito de avaliar o aprendizado referente ao tema abordado. Após a prática, foram feitas as devidas observações dos efeitos da fotossíntese nos recipientes, bem como a análise dos resultados da avaliação pré e pós-teste. Assim, percebeu-se que o experimento se mostrou eficiente, não apenas para a compreensão da teoria, mas promoveu o fortalecimento dos vínculos interpessoais, tendo em vista o retorno às aulas presenciais após um longo período de distanciamento social imposto na sociedade devido ao cenário pandêmico do novo coronavírus.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Almeida, P. R, Jung, H. S., & Silva, L. Q. (2021, 01, 09). Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, 3. 96-112. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556. Acesso em: 05 de set de 2021.

Almeida, B. O., & Alves, L. R. G. (2020, 18, 08). Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12. (28.), 1-18. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282>. Acesso em: 05 de set de 2021.

Brandão, A. C. L., Fernandes, S. D. C., & Delgado, M. N. (2021, 23, 08). Uso do método de ensino investigativo na abordagem da fotossíntese no Ensino Médio. Revista eixo, 10. (2.), 37-47. Disponível em: < http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/863>. Acesso em: 05 de set de 2021.

Carmo, E. P. M., Araújo, J. P., Corrëa, M. A., & Leite, D. C. (2019, 02, 06). Oficinas pedagógicas: estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA. Ciências em Foco, 12. (1.), 14-24. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9886. Acesso em: 07 de set de 2021.

Gabriel, N. S., Marçal, G.A., Imbernon, R. A. L., & Pioker-Hara, F. C. (2021, 10, 02). O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae Didatica, 17. e02105-e02105. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8663375>. Acesso em: 07 de set de 2021.

Gutiérrez, A. C., Périssé, A. R. S., Barbosa, B. P., Santos, C. V. B., Castro, H. A., Pereira, J. D. F., Sampaio, J. B. C., Menezes, L. A., Nehab, M. F., Moura, M. M. D., Ribeiro, P. C., & Ferreira V. M. (2021). Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Arca. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48700>. Acesso em: 10 de set de 2021.

Liesenfeld, V., Aefelli, V. C., Silva, T. M., & Oliveira, J. P. (2015, 07, 02). Fotossíntese: utilização de um modelo didático interativo para o processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ensino de Bioquímica, 13. (1.), 9-26. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/f0f1/62b50746c5a2500dde39f19d3292e7a39fc8.pdf>. Acesso em: 10 de set de 2021.

Macedo, A. C. (2008). Descobrindo os processos da fotossíntese: produção de material didático para o ensino fundamental II e médio [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu-SP]. Repositórios Latinoamericanos. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/155018/000615054.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 de set de 2021.

Marenco, R. A., Antezana-Vera, S. A., Gouvêa, P. R. S., Camargo, M. A. B., Oliveira, M. F., & Santos, J. K, S. (2014, 01, 12). Fisiologia de espécies florestais da Amazônia: fotossíntese, respiração e relações hídricas. Revista Ceres, 61. 786-799. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rceres/a/4sfWXxjswvKYskXpVf57qTn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 12 de set de 2021.

Modelski, D., Azeredo, I., & Giraffa, L. (2018, 01, 01). Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. Pesquiseduca, 10. (20.), 116-133. Disponível em: < https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14546/2/Formacao_docente_praticas_pedagogicas_e_tecnologias_digitais_reflexoes_ainda_necessarias.pdf>. Acesso em: 23 de set de 2021.

Oliveira, M. B., Silva, L. C. T., Canazaro, J. V., Carvalhido, M. L. L., Souza, R. R. C. D., Neto, J. B., Rangel, D. P., & Pelegrini, J. F. M. (2021, 05, 01). O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, 7. (1.), 918-932. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22597/18090>. Acesso em: 24 de set de 2021.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. (2020). Disrupção educacional e resposta COVID-19. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 02 de set de 2021.

Pessoa, T. F. S., Santos, E. A. G., & Alves, M. A. (2020, 30, 10). Reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior em período de pandemia. Disciplinarum Scientia: Ciências Humanas, 21. (2.), 119-132. Disponível em: < https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3460/2636>. Acesso em: 23 de set de 2021.

Rodrigues, K. F. S. F., (2019). Investigando a Fotossíntese no Ensino Fundamental [Monografia de Especialização em Educação em Ciências, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32718>. Acesso em: 23 de set de 2021.

Rossasi, L. B., & Polinarski, C. A. (2011). Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Lume. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf>. Acesso em: 20 de set de 2021

Santos, K. G. S. (2012). Atividade investigativa: uma proposta para o ensino-aprendizagem da fotossíntese [Monografia de Especialização ENCI-UAB do CECIMIG FaE, Universidade Federal de minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. Disponível em:< https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJK3Z/1/monografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdf>. Acesso em: 20 de set de 2021.

Souza, L. M. O., Santos, J. B., Silva, B. S., Costa, M. T. N., & Conceição, E. S. (2016, 20, 05). Protagonismo de pibidianos em atividades extraclasse no ensino fundamental em um colégio de educação básica de Alagoinhas-BA. Anais de congresso nordestino de biólogos, João Pessoa-PB. Disponível em: < http://congresso.rebibio.net/congrebio2016/trabalhos/pdf/congrebio2016-et-06-006.pdf>. Acesso em: 21 de set de 2021.

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Ferreira dos Santos, V., Santos, E. N. dos, Oliveira, T. C. G., & Rocha, J. E. da. (2023). Ensino da fotossíntese através de uma prática pedagógica: uma metodologia imprescindível durante o ensino híbrido . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2306