Ensino da fotossíntese através de uma prática pedagógica: uma metodologia imprescindível durante o ensino híbrido

Autores/as

  • Valdelice Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3945-3499
  • Edlânia Nunes dos Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Teresa Cristina Gomes Oliveira Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Josefa Eleusa da Rocha Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2306

Palabras clave:

Didática, botânica, pandemia

Resumen

A aquisição do conhecimento na contemporaneidade encontra-se em constantes mudanças, apesar das iniciativas em efetuar metodologias didáticas como suporte educacional. Logo, a implementação de práticas pedagógicas por parte dos docentes, estimula a interação dos discentes e expande as oportunidades de aprendizado. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo, relatar uma prática educacional sobre o processo de fotossíntese que foi desenvolvido em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de educação básica em Arapiraca-Alagoas. Dessa forma, foram solicitados dos estudantes os itens para o desenvolvimento da experiência que consistiu em recipientes transparentes de vidro ou plástico, bicarbonato de sódio, água e folhas de vegetais. Assim, no dia da prática, foram distribuídos questionários antes e posteriormente ao experimento com o intuito de avaliar o aprendizado referente ao tema abordado. Após a prática, foram feitas as devidas observações dos efeitos da fotossíntese nos recipientes, bem como a análise dos resultados da avaliação pré e pós-teste. Assim, percebeu-se que o experimento se mostrou eficiente, não apenas para a compreensão da teoria, mas promoveu o fortalecimento dos vínculos interpessoais, tendo em vista o retorno às aulas presenciais após um longo período de distanciamento social imposto na sociedade devido ao cenário pandêmico do novo coronavírus.

 

 

 

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Ferreira dos Santos, V., Santos, E. N. dos, Oliveira, T. C. G., & Rocha, J. E. da. (2023). Ensino da fotossíntese através de uma prática pedagógica: uma metodologia imprescindível durante o ensino híbrido . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2306