Adaptações na EJA no período pandêmico: experiências vivenciadas por professores/as de Bernardino Batista-PB

Autores

  • José Laercio Filho UFCG. Cajazeiras, PB, Brasil
  • Everton Vieira da Silva UFCG. Cajazeiras, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2434

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Ensino remoto, desafios do ensino

Resumo

Diante do cenário pandêmico iniciado no final de 2019, as aulas presenciais foram suspensas e, visando contornar a situação, instalou-se o ensino da modalidade remota. O presente trabalho teve como propósito analisar o ensino remoto a partir da percepção dos alunos e professores da rede municipal de ensino de Bernardino Batista na modalidade Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi alicerçada em questionários de caráter subjetivo e reflexivo direcionados aos alunos e professores da rede de ensino citada. O estudo priorizou conhecer a experiência dos envolvidos, sobretudo as deficiências e as oportunidades que se apresentaram naquele contexto. Sobre essa modalidade de educação, os professores registraram a insatisfação provocada pelo distanciamento físico com ênfase na perda da qualidade do ensino, e ainda fizeram outros apontamentos. Por outro lado, as particularidades do modelo provocaram uma baixa na taxa de evasão escolar, mas expuseram um ponto positivo. Concluiu-se que a Educação de Jovens e Adultos deve ser pensada considerando a pluralidade de contextos em que seu público se apresenta, para que então seja ofertada uma educação cidadã e, especialmente, libertadora.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

Laercio Filho, J., & Vieira da Silva, E. (2023). Adaptações na EJA no período pandêmico: experiências vivenciadas por professores/as de Bernardino Batista-PB. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2434