Projeto Aquilombando Cuidados: Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis, Brasil

Autores

  • Raul Santos Brito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil
  • Alan da Silva Pereira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil
  • Giovanna Araújo Navarro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil
  • Ludmila Vitoria da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil
  • Sagarana Cristina Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil
  • Thayná Martinez Pascoal Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O presente artigo visa discutir a equidade e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) no ambiente universitário, mais precisamente na Unesp-Assis, a partir da experiência do Projeto Aquilombando Cuidados, sob a ótica dos Direitos Humanos e da Luta Antirracista, entrelaçando essa discussão as possibilidades de aquilombamento dos sujeitos racializados no ambiente universitário como modo de resistência e luta por uma universidade mais justa e diversa. Tivemos como objetivo discutir a permanência dos estudantes PPI na referida instituição de ensino superior a partir do relato de experiências alinhado ao debate racial realizado sobretudo por autoras e autores negros, como resultado do presente estudo destacamos que se faz necessário um processo de articulação coletiva entre sujeitos racializados e seus aliados na reivindicação de um espaço universitário equânime, pois só garantir o acesso sem estruturar a permanência dos sujeitos PPI na academia demonstra o viés de violência epistêmica na qual está estruturada nossas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Raul Santos Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

0000-0003-2330-5109; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail: raul.s.brito@unesp.br.

Alan da Silva Pereira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

) 0000-0002-6634-8363 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail: as.pereira@unesp.br.

Giovanna Araújo Navarro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

0000-0003-0618-2354; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail giovanna.navarro@unesp.br.

Ludmila Vitoria da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

0000-0003-0618-2354; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail giovanna.navarro@unesp.br.

Sagarana Cristina Nascimento dos Santos , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

0000-0003-3860-040X; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail: lv.silva@unesp.br.

Thayná Martinez Pascoal, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Brasil

0000-0001-8387-3234; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Assis, Assis, SP, Brasil, E-mail: thayna.pascoal@unesp.br.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Santos Brito, R., da Silva Pereira, A., Araújo Navarro, G., Vitoria da Silva, L., Cristina Nascimento dos Santos , S., & Martinez Pascoal, T. (2023). Projeto Aquilombando Cuidados: Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis, Brasil. Diversitas Journal, 8(4). https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459