Projeto Aquilombando Cuidados
Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459Palavras-chave:
Relações Étnico-raciais, Direitos Humanos, EducaçãoResumo
O presente artigo visa discutir a equidade e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) no ambiente universitário, mais precisamente na Unesp-Assis, a partir da experiência do Projeto Aquilombando Cuidados, sob a ótica dos Direitos Humanos e da Luta Antirracista, entrelaçando essa discussão as possibilidades de aquilombamento dos sujeitos racializados no ambiente universitário como modo de resistência e luta por uma universidade mais justa e diversa, o presente artigo está pautado metodologicamente como relato de experiência. Nosso estudo baseou-se na promoção de discussões semanais, eventos, oficinas e rodas de conversa dentro da universidade. Como resultado, constatamos situações de racismo durante a experiência universitária dos discentes da graduação e pós-graduação. Destacamos que se faz necessário um processo de articulação coletiva entre sujeitos racializados e seus aliados na reivindicação de um espaço universitário equânime, pois só garantir o acesso sem estruturar a permanência dos sujeitos PPI na academia demonstra o viés de violência epistêmica na qual está estruturada nossas instituições de ensino superior.Métricas
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