Projeto Aquilombando Cuidados

Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis

Autores

  • Raul Santos Brito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-2330-5109
  • Alan da Silva Pereira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giovanna Araújo Navarro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ludmila Vitoria da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-3860-040X
  • Sagarana Cristina Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Thayná Martinez Pascoal Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O presente artigo visa discutir a equidade e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) no ambiente universitário, mais precisamente na Unesp-Assis, a partir da experiência do Projeto Aquilombando Cuidados, sob a ótica dos Direitos Humanos e da Luta Antirracista, entrelaçando essa discussão as possibilidades de aquilombamento dos sujeitos racializados no ambiente universitário como modo de resistência e luta por uma universidade mais justa e diversa, o presente artigo está pautado metodologicamente como relato de experiência. Nosso estudo baseou-se na promoção de discussões semanais, eventos, oficinas e rodas de conversa dentro da universidade. Como resultado, constatamos situações de racismo durante a experiência universitária dos discentes da graduação e pós-graduação. Destacamos que se faz necessário um processo de articulação coletiva entre sujeitos racializados e seus aliados na reivindicação de um espaço universitário equânime, pois só garantir o acesso sem estruturar a permanência dos sujeitos PPI na academia demonstra o viés de violência epistêmica na qual está estruturada nossas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Raul Santos Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

Alan da Silva Pereira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

Giovanna Araújo Navarro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculada à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

Ludmila Vitoria da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculada à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

Sagarana Cristina Nascimento dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculada à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

Thayná Martinez Pascoal, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vinculada à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Assis, Assis, SP, Brasil.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Brito, R. S., Pereira, A. da S., Navarro, G. A., Silva, L. V. da, Santos, S. C. N. dos, & Pascoal, T. M. (2023). Projeto Aquilombando Cuidados: Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis. Diversitas Journal, 8(4), 2823–2833. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459