Projeto Aquilombando Cuidados
Equidade e Permanência de Estudantes Cotistas Pretos, Pardos e Indígenas da Unesp-Assis
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2459Palabras clave:
Relações Étnico-raciais, Direitos Humanos, EducaçãoResumen
O presente artigo visa discutir a equidade e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) no ambiente universitário, mais precisamente na Unesp-Assis, a partir da experiência do Projeto Aquilombando Cuidados, sob a ótica dos Direitos Humanos e da Luta Antirracista, entrelaçando essa discussão as possibilidades de aquilombamento dos sujeitos racializados no ambiente universitário como modo de resistência e luta por uma universidade mais justa e diversa, o presente artigo está pautado metodologicamente como relato de experiência. Nosso estudo baseou-se na promoção de discussões semanais, eventos, oficinas e rodas de conversa dentro da universidade. Como resultado, constatamos situações de racismo durante a experiência universitária dos discentes da graduação e pós-graduação. Destacamos que se faz necessário um processo de articulação coletiva entre sujeitos racializados e seus aliados na reivindicação de um espaço universitário equânime, pois só garantir o acesso sem estruturar a permanência dos sujeitos PPI na academia demonstra o viés de violência epistêmica na qual está estruturada nossas instituições de ensino superior.Métricas
Citas
Datafolha, 50% São a Favor de Cotas Raciais em Faculdades, diz Datafolha. (2022, 13 junho) Poder 360. https://bityli.com/mcgZND.
Administração Geral Campus Unesp de Bauru. (2022) Comunicado Nº 001/2009 – DTAd/AG. Bauru, 2019. https://www.bauru.unesp.br/Home/comunidade/restauranteuniversitario/comunicado-001-2019-dtad-ag.pdf;
Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris.
Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12711-29-agosto-2012-774113-normaatualizada-pl.pdf.
Carneiro. A. S. (2005) A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Carvalho, J. J. (2019) Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: Bernardino-Costa, J.; Maldonado-Torres, N.; Grosfoguel, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Autêntica Editora.
Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE).(2022)Estudo Analítico realizado pela CPPE/COPE sobre Moradias Estudantis da UNESP. file://C:/Users/pasco/Downloads/edital-001_2021_propeg_cope_ctinf_anexo-i.pdf.
Daltro, M. R; Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., 19(1), p. 223-237.
Dias, A. A. (2007) Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos, p. 441-456.
FANON, F. (2008) Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA.
Foucault, M. (1989) Microfísica do poder. (8ª. ed.). Graal.
Marques, E. P. S. (2018) O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Revista Brasileira de Educação, 23.
Mombaça, J. (2021) Não vão nos matar agora. Cobogó.
Muniz, R.; Silva, V. (2022) Para fortalecer uma cultura dos direitos humanos na Universidade. Unesp, [s. l.]. https://www2.unesp.br/sharer.php?noticia=36747
Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico (PROPEG) e a Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE). (2021) EDITAL Nº 001/2021- PROPEG/COPE/CTINF: Chamada Unesp presente para apresentação de propostas ao programa de recuperação e modernização das moradias estudantis.
Ribeiro, D. (2019) Pequeno manual antirracista. (1ª ed.). Companhia das Letras.
Santos, D. B. R. (2009) Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Repositório UFBA: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11778/1/Tese%20%20Dyane%20Santos.pdf
Souto, S. (2020) Aquilombar-se: Insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Revista Metamorfose, 4(4). S. Souto 133-144.
UNESP 2021. (2022) Censo sobre as diversidades [S. l.]. https://www2.unesp.br/Modulos/Noticias/36747/relatorio_censo2021_vf-1.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Raul Santos Brito, Alan da Silva Pereira, Giovanna Araújo Navarro, Ludmila Vitoria da Silva, Sagarana Cristina Nascimento dos Santos, Thayná Martinez Pascoal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”