O novo jeito de se fazer educação tendo como base os anos de 2020/2021

ensinos remoto e híbrido

Autores

  • Talvane Batista dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Marília Layse Alves da Costa Universidade Estadual de Alagoas
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2535

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

A educação básica brasileira sempre ocorreude modo presencial, onde professores e alunos tinham contato direto e interação todos os dias do ano letivo. No ano de 2020, no mês de março, devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19) todas as aulas presencias do país foram suspensas, sendo sugerido um recesso a maioria das escolas e isolamento social, com previsão de um retorno breve, que não ocorreu devido o aumento progressivo no número de casos de infectados. Nesse período de pandemia a forma de proporcionar retorno as aulas, foi através de aulas síncrona e assíncrona. O objetivo desse estudo é apresentar as características do ensino remoto e do híbrido, abordando suas vantagens e desvantagens, e as consequências do novo coronavírus na educação. A metodologia utilizada consiste de uma revisãobibliográfica, onde a busca ocorreu nas bases SciELO e Google acadêmico, através dos descritores Ensino hibrido, remoto e Covid-19, totalizando em 24 obras inclusas. Sendo abordado os novos tipos de ensino, como este encontra-se ocorrendo e seu efeito. Logo, observa-se a contribuição desse estudo como maneira de nortear pesquisadores, leitores e profissionais da educação, além de servir de embasamento teórico para demais estudos, e apesar do controle do vírus, o uso consciente de máscaras descartáveis, ainda continua sendo uma forma de controle de infecções, cabendo seu uso em ambientes fechados, a exemplo das salas de aulas.

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Biografia do Autor

Talvane Batista dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Marília Layse Alves da Costa, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual de Alagoas. Bolsista PIBIC, FAPEAL, no laboratório GRUPEQ. As pesquisas trabalhadas, são voltadas para área da Quimica Orgânica, consistindo na avaliação da atividade antioxidante de espécies vegetais, prospecção de metabólitos secudários e quantificação de fenóis e flavanoides nas mesmas.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Doutora do curso de Química da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Professora PPGASA/Cesmac e Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID Química da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Batista dos Santos, T., Alves da Costa, M. L., & Feitosa dos Santos, A. (2023). O novo jeito de se fazer educação tendo como base os anos de 2020/2021: ensinos remoto e híbrido. Diversitas Journal, 8(3), 2628–2639. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2535

Edição

Seção

Educação e Ensino

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