Tecnologias de Informação e comunicação mediando o ensino-aprendizagem de pessoas autistas

Autores

  • Viviane Nunes Freires Fernandes Universidade Federal do Amapá
  • Maria Eugenia Lima Campos Universidade Federal do Amapá
  • Moacir de Azevedo Bentes Monteiro Neto Universidade Federal do Amapá
  • Rubens Alex de Oliveira Menezes Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2686

Palavras-chave:

tecnologias, transtorno do espectro autista, ensino-aprendizagem, ensino superior

Resumo

A inclusão nos processos de ensino-aprendizagem de pessoas autistas no ensino superior, ainda é assunto pouco difundido na literatura científica, uma vez que as atenções se voltam para a educação básica. Posto isso, o presente estudo buscou compreender como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), facilitam o ensino-aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior. Trata-se de revisão integrativa, guiada pelas etapas: elaboração da questão de pesquisa; busca dos estudos; extração de dados; avaliação dos estudos incluídos na amostra; análise e síntese dos resultados em quadro sinótico e fluxograma baseado no prisma; e apresentação da revisão. As bases de dados selecionadas para pesquisa foram Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/Pubmed). Foram incluídos para apresentação em quadro sinótico e suporte teórico, 25 artigos completos, publicados em revistas nacionais e internacionais, com idioma de publicação disponível em português, sendo 10 de maior evidência do uso de TIC. As principais facilitações apresentadas pelos estudos, se referem à melhora dos aspectos relativos à interação social, necessária nos processos de aprendizagem, e à maior participação, dinamismo, autonomia e desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Viviane Nunes Freires Fernandes, Universidade Federal do Amapá

Vinculada à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Brasil.

Maria Eugenia Lima Campos, Universidade Federal do Amapá

Vinculada à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Brasil.

Moacir de Azevedo Bentes Monteiro Neto, Universidade Federal do Amapá

Vinculada à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Brasil. 

Rubens Alex de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amapá

Vinculada à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Brasil. 

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

Nunes Freires Fernandes, V., Lima Campos, M. E., de Azevedo Bentes Monteiro Neto, M., & de Oliveira Menezes, R. A. (2023). Tecnologias de Informação e comunicação mediando o ensino-aprendizagem de pessoas autistas . Diversitas Journal, 8(4), 2762–2773. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2686