Tecnologias de Informação e comunicação mediando o ensino-aprendizagem de pessoas autistas

Autores

  • Viviane Nunes Freires Fernandes Universidade Federal do Amapá
  • Maria Eugenia Lima Campos Universidade Federal do Amapá
  • Moacir de Azevedo Bentes Universidade Federal do Amapá
  • Rubens Alex de Oliveira Menezes Universidade Federal do Amapá https://orcid.org/0000-0002-0206-5372

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2686

Palavras-chave:

tecnologias, transtorno do espectro autista, ensino-aprendizagem, ensino superior

Resumo

A inclusão nos processos de ensino-aprendizagem de pessoas autistas no ensino superior, ainda é assunto pouco difundido na literatura científica, uma vez que as atenções se voltam para a educação básica. Posto isso, o presente estudo buscou compreender como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), facilitam o ensino-aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior.Trata-se de revisão integrativa, guiada pelas etapas: elaboração da questão de pesquisa; busca dos estudos; extração de dados; avaliação dos estudos incluídos na amostra; análise e síntese dos resultados em quadro sinótico e fluxograma baseado no prisma; e apresentação da revisão. As bases de dados selecionadas para pesquisa foram Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/Pubmed)e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram incluídos para apresentação em quadro sinótico e suporte teórico, 25 artigos completos, publicados em revistas nacionais e internacionais, nos últimos 3 anos, com idioma de publicação disponível em português, sendo 10 de maior evidência do uso de TIC. As principais facilitações apresentadas pelos estudos, se referem à melhora dos aspectos relativos à interação social, necessária nos processos de aprendizagem, e à maior participação, dinamismo, autonomia e desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Viviane Nunes Freires Fernandes, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Universidade Federal do Amapá. Macapá, Amapá (AP), Brasil.

Maria Eugenia Lima Campos, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Universidade Federal do Amapá. Macapá, Amapá (AP), Brasil.

Moacir de Azevedo Bentes, Universidade Federal do Amapá

Vinculado à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Amapá (AP), Brasil.

Rubens Alex de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amapá

Vinculado à Universidade Federal do Amapá. Macapá, Amapá (AP), Brasil.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

Fernandes, V. N. F., Campos, M. E. L., Bentes, M. de A., & Menezes, R. A. de O. (2023). Tecnologias de Informação e comunicação mediando o ensino-aprendizagem de pessoas autistas . Diversitas Journal, 8(4), 2762–2773. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2686