Explorando a complexidade: a influência de Morin nas pesquisas em educação ambiental

La influencia de Morin en la investigación en educación ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2948

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Complexidade, Edgar Morin

Resumo

A formação inicial e continuada de educadores ambientais possui um histórico marcado pela
fragmentação do conhecimento e pela influência do determinismo científico. A Teoria da Complexidade,
proposta por Edgar Morin, apresenta-se como um desafio de pensamento diferenciado, trazendo
implicações relevantes na formação de educadores ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é
aprofundar a Educação Ambiental (EA) sobre a Complexidade, reforçando a intrínseca conexão entre as
questões sociais e ambientais desde sua origem, e como essas interações se materializam de forma
concreta, conforme proposto por Morin. O artigo em questão realiza uma revisão sistemática, explorando a
contribuição dos estudos em Complexidade para a pesquisa em EA, analisando cinco trabalhos publicados
entre 2017 e 2022 no Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental), incluindo o
Banco de Teses e Dissertações Brasileiras em Educação Ambiental (BT&D/EA). Este intervalo de cinco anos
é particularmente relevante para compreender as mudanças, desafios e avanços ocorridos em um período
de extrema importância para o nosso planeta, destacando as complexas interações entre os aspectos
socioambientais.

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Biografia do Autor

Alíson Wagner dos Santos Wagner, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil

0000-0001-8020-6022; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Brazil, E-mail: alison.wagner@arapiraca.ufal.br

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil

0000-0002-7195-5475; Professor Universidade Federal de Alagoas / Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP). Campus Arapiraca, Alagoas (AL), Brazil. E-mail: adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br.

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Publicado

2024-06-15

Como Citar

Wagner, A. W. dos S., & Fernandes de Araújo, A. (2024). Explorando a complexidade: a influência de Morin nas pesquisas em educação ambiental: La influencia de Morin en la investigación en educación ambiental. Diversitas Journal, 9(2). https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2948