Explorando a complexidade: a influência de Morin nas pesquisas em educação ambiental
La influencia de Morin en la investigación en educación ambiental
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2948Palavras-chave:
Educação Ambiental, Complexidade, Edgar MorinResumo
A formação inicial e continuada de educadores ambientais possui um histórico marcado pela
fragmentação do conhecimento e pela influência do determinismo científico. A Teoria da Complexidade,
proposta por Edgar Morin, apresenta-se como um desafio de pensamento diferenciado, trazendo
implicações relevantes na formação de educadores ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é
aprofundar a Educação Ambiental (EA) sobre a Complexidade, reforçando a intrínseca conexão entre as
questões sociais e ambientais desde sua origem, e como essas interações se materializam de forma
concreta, conforme proposto por Morin. O artigo em questão realiza uma revisão sistemática, explorando a
contribuição dos estudos em Complexidade para a pesquisa em EA, analisando cinco trabalhos publicados
entre 2017 e 2022 no Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental), incluindo o
Banco de Teses e Dissertações Brasileiras em Educação Ambiental (BT&D/EA). Este intervalo de cinco anos
é particularmente relevante para compreender as mudanças, desafios e avanços ocorridos em um período
de extrema importância para o nosso planeta, destacando as complexas interações entre os aspectos
socioambientais.
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