Política Nacional de Alfabetização: a importância de um olhar crítico
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.2955Palavras-chave:
PNA, Alfabetização, DomínioResumo
Este estudo consiste em analisar a Política Nacional de Alfabetização (2019) e suas considerações sobre a alfabetização no Brasil. O tema em questão suscita preocupações decorrentes de aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. A partir deste trabalho pretende-se contribuir para fomentar o debate científico acerca da atual PNA, bem como para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as propostas de alfabetização, que são tratadas como soluções para os fracassos desse processo. Partimos do domínio da igreja católica sobre as práticas de leitura e escrita e os interesses econômicos que atravessam as políticas de alfabetização. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa através do estudo documental do caderno da Política Nacional de Alfabetização (2019), cujo corpus será analisado com base a partir de Soares (2009, 2020), Mortatti (2004, 2019), entre outros. Compreendemos que o método fônico de alfabetização não está fadado ao fracasso, mas que apenas ele não consegue direcionar os estudantes para uma alfabetização crítica e reflexiva. Diante disso, compreendemos a importância de políticas de alfabetização que levem em consideração a formação voltada para a autonomia dos indivíduos diante da sociedade, que é centrada nas práticas sociais de leitura e escrita.
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Referências
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