Percepções de Meio Ambiente nos desenhos e discursos infantis

Questões para pensar a Educação Ambiental

Autores

  • Orlane Fernandes Silva Universidade Federal de Alagoas, Brasil
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3069

Palavras-chave:

Crianças, Meio ambiente, Educação Ambiental

Resumo

 

Sob a perspectiva de um grupo de doze crianças de uma turma pré-escolar, objetivou-se elucidar as percepções que estas detinham de meio ambiente a partir de seus desenhos e discursos. O trabalho configura-se como estudo de caso com dados construídos por meio da escuta das crianças materializadas por intermédio dos desenhos comentados (Martins, 2010) e de entrevistas com auxílio de imagens (Oliveira, 2015). O estudo revelou que os infantes percebem o meio ambiente em primazia em seus aspectos naturais, porém demonstraram compreender as relações de interdependência humana em dinâmica com o meio ambiente, o que pode sinalizar uma possibilidade de um trabalho com educação ambiental na infância que aborde além das questões naturais pertinentes ao meio ambiente, as socioambientais.

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Biografia do Autor

Orlane Fernandes Silva, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

0000-0002-7606-2537; Master's student in the Postgraduate Program in Teacher Formation and Training (Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores - PPGEFOP) from the Federal University of Alagoas (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), Campus Arapiraca, and scholarship of the Alagoas State Research Support Foundation (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL), Brazil, Email: orlanefernandessilva@gmail.com

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

0000-0002-7195-5475; Teacher at the Federal University of Alagoas (Universidade Federal de Alagoas) / Program in Teacher Formation and Training (Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores - PPGEFOP). Campus Arapiraca, Alagoas (AL), Brazil. Email: adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Silva, O. F., & Araújo, A. F. de. (2024). Percepções de Meio Ambiente nos desenhos e discursos infantis: Questões para pensar a Educação Ambiental. Diversitas Journal, 9(4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3069