Percepções de Meio Ambiente nos desenhos e discursos infantis
Questões para pensar a Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3069Palavras-chave:
Crianças, Meio ambiente, Educação AmbientalResumo
Sob a perspectiva de um grupo de doze crianças de uma turma pré-escolar, objetivou-se elucidar as percepções que estas detinham de meio ambiente a partir de seus desenhos e discursos. O trabalho configura-se como estudo de caso com dados construídos por meio da escuta das crianças materializadas por intermédio dos desenhos comentados (Martins, 2010) e de entrevistas com auxílio de imagens (Oliveira, 2015). O estudo revelou que os infantes percebem o meio ambiente em primazia em seus aspectos naturais, porém demonstraram compreender as relações de interdependência humana em dinâmica com o meio ambiente, o que pode sinalizar uma possibilidade de um trabalho com educação ambiental na infância que aborde além das questões naturais pertinentes ao meio ambiente, as socioambientais.
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