Paleontologia e Tecnologias Digitais: Mapeamento de Abordagens Metodológicas no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3148Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, InovaçãoResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e as Metodologias Ativas (MA) são ferramentas poderosas para o processo de ensino-aprendizagem. Quando utilizadas em conjunto, elas podem potencializar a compreensão de temas relacionados à paleontologia no ensino de Ciências. Atualmente, o uso diário de smartphones e outras tecnologias está presente no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Este trabalho tem como objetivo mapear propostas metodológicas que abordem temas da paleontologia e o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica qualitativa, básica e exploratória, utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais, verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam uma carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto, acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar em conjunto para trazer o contexto de temas paleontológicos para o ensino de Ciências e para a sala de aula. Espera-se que a utilização de metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais adotada nos ambientes escolares, tornando essas alternativas mais presentes nos contextos formais de educação.
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