Paleontología y Tecnologías Digitales: Mapeo de Enfoques Metodológicos en la Enseñanza de las Ciencias

Autores/as

  • Sidney dos Santos Ribeiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Areia, Paraíba (PB), Brasil
  • Djair Alves da Mata Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Areia, Paraíba (PB), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3457-6430
  • Marcus José Conceição Lopes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cuité, Paraíba (PB), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3148

Palabras clave:

Aprendizaje, Educación, Innovación

Resumen

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e as Metodologias Ativas (MA) são ferramentas poderosas para o processo de ensino-aprendizagem. Quando utilizadas em conjunto, elas podem potencializar a compreensão de temas relacionados à paleontologia no ensino de Ciências. Atualmente, o uso diário de smartphones e outras tecnologias está presente no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Este trabalho tem como objetivo mapear propostas metodológicas que abordem temas da paleontologia e o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica qualitativa, básica e exploratória, utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais, verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam uma carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto, acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar em conjunto para trazer o contexto de temas paleontológicos para o ensino de Ciências e para a sala de aula. Espera-se que a utilização de metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais adotada nos ambientes escolares, tornando essas alternativas mais presentes nos contextos formais de educação.

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Biografía del autor/a

Sidney dos Santos Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Areia, Paraíba (PB), Brasil

0009-0003-3619-9154; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cuité, Paraíba (PB), Brasil. sidneyyribeiroo7@gmail.com

Djair Alves da Mata, Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Areia, Paraíba (PB), Brasil.

0000-0003-3457-6430; Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Areia, Paraíba (PB), Brasil. alvesdjair52@gmail.com

Marcus José Conceição Lopes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cuité, Paraíba (PB), Brasil.

0009-0009-8671-5341; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cuité, Paraíba (PB), Brasil. marcusjclbr@yahoo.com.br

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Publicado

2024-12-26

Cómo citar

dos Santos Ribeiro, S., Alves da Mata, D., & Conceição Lopes, M. J. (2024). Paleontología y Tecnologías Digitales: Mapeo de Enfoques Metodológicos en la Enseñanza de las Ciencias. Diversitas Journal, 9(4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3148