A produção de sabão ecológico como tema gerador para o estudo das reações químicas orgânicas

Autores

  • Magno de Lima Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.
  • Mikael Fabrício de Farias Soares Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.
  • Geovana Gonzaga Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.
  • Rafael Reis Silva Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.
  • Marcos Oliveira Rocha Instituto Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5421-0690
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3152

Palavras-chave:

Química orgânica, Reação de Saponificação, Sustentabilidade

Resumo

O tema gerador abrange diversos assuntos e problemas vividos pela comunidade ao redor. Utilizar o tema gerador, sabão, para ensinar Química, vem somar ao ensino de Química Orgânica, pois, de forma alternativa pode-se ensinar respectivos conteúdos valorizando os contextos científicos e sociais e cuidando do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes uma melhor compreensão sobre as reações químicas, por meio da reação de saponificação, a qual foi trabalhado de forma teórica e prática. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado entre os meses de julho a outubro de 2023, com 64 estudantes pertencentes a duas turmas do 2° e 3° ano, foram analisados durante a aplicação do projeto que os alunos não tinham um entendimento do conteúdo de reações químicas, após as explicações e a aplicação da aula prática, os alunos conseguiram compreender cada etapa da reação de saponificação e como a química ocorre no experimento e no seu cotidiano. O instrumento de coleta de dados partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento da aula prática. Através do instrumento de coleta de dados foi possível observar que 95% dos alunos aprovaram a aula prática, isso mostra o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química contribui no processo de ensino e aprendizagem do educando.

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Biografia do Autor

Magno de Lima, Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0009-0005-3278-1723; Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. magno.lima@alunos.uneal.edu.br. 

Mikael Fabrício de Farias Soares, Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0009-0009-7047-6438; Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. mikael.soares@alunos.uneal.edu.br. 

Geovana Gonzaga Santos, Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0009-0009-8134-5302; Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. geovanagonzaga33@gmail.com 

Rafael Reis Silva, Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0009-0006-4803-5706; Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. weslley.reis.2021@alunos.uneal.edu.br. 

Marcos Oliveira Rocha, Instituto Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0000-0002-5421-0690; Instituto Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. marcos.rocha@ifal.edu.br.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

0000-0001-6049-9446; Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil. aldenir.santos@uneal.edu.br.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Lima, M. de, Soares, M. F. de F., Santos, G. G., Silva, R. R., Rocha, M. O., & Santos, A. F. dos. (2024). A produção de sabão ecológico como tema gerador para o estudo das reações químicas orgânicas . Diversitas Journal, 9(4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3152