Aula de campo como instrumento de ensino/aprendizagem em Geografia e História numa escola de Tauá - CE, Brasil

Autores

  • Elivan Custodio Araujo State University of Ceará (Universidade Estadual do Ceará - CECITEC/UECE). Tauá - CE, Brazil https://orcid.org/0000-0001-6046-8551
  • Antonio José de Aquino Acaraú Valley State University (Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA). Sobral - CE, Brazil
  • Sabrina Pedrosa Lima Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns da Universidade Estadual do Ceará (CECITEC/UECE). Tauá–CE, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-0615-0894

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3154

Palavras-chave:

metodologia ativa, educação básica, ciências humanas

Resumo

A pesquisa tem como objetivo discutir a relevância das aulas de campo como ferramenta metodológica e didática para embasar conhecimentos teóricos e práticos da Geografia e da História, trazendo como base uma análise dos benefícios proporcionados por esse tipo de aula na aprendizagem dos alunos em uma Escola de Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em junho de 2024 no município de Tauá – Ceará. A aula foi efetivada no serrote Quinamuiú com a presença de 77 alunos, dos quais 41,1% eram do 8º ano A e B e 51,9% eram do 9º ano A e B. A participação do gênero masculino foi de 50,6% e do gênero feminino foi de 49,4 e três professores. Os componentes curriculares Geografia (38,9%) e História (45%) são as disciplinas que os alunos mais tiveram aula de campo na escola. Na opinião dos pesquisados, o que eles mais gostaram na aula de campo realizada no serrote Quinamuiú foi a observação das paisagens (34,6%) e por ter sido uma prática diferente realizada fora da sala de aula (33,1%). Conclui-se que a aula de campo é uma ferramenta metodológica bastante útil, que auxilia na compreensão da Geografia e da História e no desenvolvimento de aulas mais interativas; desperta, também, o interesse dos alunos para a busca do inovador e fora da monotonia da sala de aula, assim como é imprescindível para que haja o processo de ensino e aprendizagem em diversas ciências/disciplinas que buscam transformar os alunos em seres pensantes, críticos e atuantes.

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Biografia do Autor

Elivan Custodio Araujo, State University of Ceará (Universidade Estadual do Ceará - CECITEC/UECE). Tauá - CE, Brazil

https://orcid.org/0000-0001-6046-8551. Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns da Universidade Estadual do Ceará (CECITEC/UECE). Tauá–CE, Brasil.

Antonio José de Aquino, Acaraú Valley State University (Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA). Sobral - CE, Brazil

Sabrina Pedrosa Lima, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns da Universidade Estadual do Ceará (CECITEC/UECE). Tauá–CE, Brasil.

https://orcid.org/0009-0003-0615-0894; Graduation: Biological Sciences (bachelor's degree), Center for Education, Science and Technology of the Inhamuns Region of the State University of Ceará (Universidade Estadual do Ceará - CECITEC/UECE). Tauá - CE, Brazil. Postgraduate Lato Sensu in progress: Science Teaching, UAB/UECE. Tauá - CE, Brazil. Email: pedrosabrina6496@gmail.com 

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Custodio Araujo, E., José de Aquino, A., & Pedrosa Lima, S. (2024). Aula de campo como instrumento de ensino/aprendizagem em Geografia e História numa escola de Tauá - CE, Brasil. Diversitas Journal, 9(4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3154