Mapeamento bibliográfico acerca do uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3209Palavras-chave:
anos iniciais, trrs, matemáticaResumo
A Matemática, presente desde a infância, é introduzida nos anos iniciais com conceitos básicos essenciais para toda a trajetória escolar. Devido à sua natureza abstrata, o uso de representações torna-se fundamental para o acesso aos objetos matemáticos. Raymond Duval desenvolveu a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) para compreender o pensamento matemático e o processo de aprendizagem a partir dessas representações. Esta pesquisa mapeia teses e dissertações publicadas entre 2014 e 2023 que utilizam a TRRS na Matemática dos anos iniciais, seguindo as metodologias de Biembengut (2008), Fiorentini (2002) e Lima, Bianchini e Gomes (2017). Dos 16 trabalhos analisados, encontramos algumas teses que exploraram a TRRS para os anos iniciais, destacando uma lacuna. A maioria dos estudos focou no ensino e aprendizagem dos números racionais. Apesar disso, a TRRS demonstrou ser uma ferramenta valiosa na Educação Matemática, facilitando a compreensão dos conceitos e indicando novas oportunidades de pesquisa, particularmente com o uso de tecnologias digitais.
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