Mapeamento bibliográfico acerca do uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos anos iniciais

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DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3209

Palavras-chave:

anos iniciais, trrs, matemática

Resumo

A Matemática, presente desde a infância, é introduzida nos anos iniciais com conceitos básicos essenciais para toda a trajetória escolar. Devido à sua natureza abstrata, o uso de representações torna-se fundamental para o acesso aos objetos matemáticos. Raymond Duval desenvolveu a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) para compreender o pensamento matemático e o processo de aprendizagem a partir dessas representações. Esta pesquisa mapeia teses e dissertações publicadas entre 2014 e 2023 que utilizam a TRRS na Matemática dos anos iniciais, seguindo as metodologias de Biembengut (2008), Fiorentini (2002) e Lima, Bianchini e Gomes (2017). Dos 16 trabalhos analisados, encontramos algumas teses que exploraram a TRRS para os anos iniciais, destacando uma lacuna. A maioria dos estudos focou no ensino e aprendizagem dos números racionais. Apesar disso, a TRRS demonstrou ser uma ferramenta valiosa na Educação Matemática, facilitando a compreensão dos conceitos e indicando novas oportunidades de pesquisa, particularmente com o uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Diogo Meurer de Souza Castro, Instituto Federal de Alagoas , Maceió, Alagoas (AL), Brasil.

0000-0001-5725-2274; Instituto Federal de Alagoas , Maceió, Alagoas (AL), Brasil. diogo.castro@ifal.edu.br

Stephanie Louise Oliveira Peixoto, Instituto Federal de Alagoas , Maceió, Alagoas (AL), Brasil.

0009-0005-3720-1679; Instituto Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil. slop1@aluno.ifal.edu.br

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Ufal, Brasil

0000-0002-2134-0587; Universidade federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil. carloneyalves@gmail.com

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Castro, D. M. de S., Peixoto, S. L. O., & Oliveira, C. A. de. (2025). Mapeamento bibliográfico acerca do uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos anos iniciais. Diversitas Journal, 10(Especial_2), 0139–0151. https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3209