Educação em saúde no Ambiente Escolar: reflexão crítica sobre documentos norteadores das práticas educativas

Autores

  • João Pedro Abreu Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Brasil
  • Maria Lusia de Moraes Belo Bezerra Universidade Federal de Alagoas -  Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.  Email: maria.belo@arapiraca.ufal.br.
  • Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.
  • Maria Betania Monteiro de Farias Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3347

Palavras-chave:

Promoção de Saúde, Análise Documental, Educação Básica

Resumo

As iniciativas de saúde no ambiente escolar são essenciais, pois a escola, como espaço interdisciplinar, tem a capacidade de promover o desenvolvimento de práticas voltadas ao cuidado humano. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a documentação que orienta o direcionamento educacional de ações em saúde realizadas por professores nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A metodologia foi baseada em uma análise documental através da interpretação de dados textuais dos documentos: Programa Saúde na Escola (PSE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com auxílio do software Iramuteq através de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos confirmaram a relevância de ações como o PSE, que busca melhorar a qualidade de vida dos estudantes por meio de estratégias adaptadas às realidades locais, mesmo com dificuldades encontradas em sua implementação. O estudo apontou algumas limitações nos PCNs, ao apresentar tratamento mórbido sobre as questões de saúde no que tange ao ensino fundamental. Já a BNCC, reformulada em 2018, apresentou restrições no Ensino Médio, tal que a fragmentação dos seus temas resultou em uma falta de aprofundamento nos conteúdos abordados. Dessa maneira, é crucial que as políticas de educação em saúde adotem uma perspectiva holística, englobando todas as dimensões da saúde.

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Biografia do Autor

João Pedro Abreu, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Brasil

0009-0001-8836-1622; Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil. joao.abreu@arapiraca.ufal.br. 

Maria Lusia de Moraes Belo Bezerra, Universidade Federal de Alagoas -  Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.  Email: maria.belo@arapiraca.ufal.br.

0000-0003-0377-8793; Universidade Federal de Alagoas -  Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.  Email: maria.belo@arapiraca.ufal.br.

Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

0000-0002-7774-2059; Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil. solma.baltar@arapiraca.ufal.br. 

Maria Betania Monteiro de Farias, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

0000-0002-8339-9525; Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.  maria.farias@arapiraca.ufal.br. 

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Publicado

2025-05-10

Como Citar

Abreu, J. P., Bezerra, M. L. de M. B., Souto Maior de Araújo Baltar, S. L., & Monteiro de Farias, M. B. (2025). Educação em saúde no Ambiente Escolar: reflexão crítica sobre documentos norteadores das práticas educativas. Diversitas Journal, 10(2). https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3347