Educação em saúde no Ambiente Escolar: reflexão crítica sobre documentos norteadores das práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3347Palabras clave:
Promoção de Saúde, Análise Documental, Educação BásicaResumen
As iniciativas de saúde no ambiente escolar são essenciais, pois a escola, como espaço interdisciplinar, tem a capacidade de promover o desenvolvimento de práticas voltadas ao cuidado humano. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a documentação que orienta o direcionamento educacional de ações em saúde realizadas por professores nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A metodologia foi baseada em uma análise documental através da interpretação de dados textuais dos documentos: Programa Saúde na Escola (PSE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com auxílio do software Iramuteq através de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos confirmaram a relevância de ações como o PSE, que busca melhorar a qualidade de vida dos estudantes por meio de estratégias adaptadas às realidades locais, mesmo com dificuldades encontradas em sua implementação. O estudo apontou algumas limitações nos PCNs, ao apresentar tratamento mórbido sobre as questões de saúde no que tange ao ensino fundamental. Já a BNCC, reformulada em 2018, apresentou restrições no Ensino Médio, tal que a fragmentação dos seus temas resultou em uma falta de aprofundamento nos conteúdos abordados. Dessa maneira, é crucial que as políticas de educação em saúde adotem uma perspectiva holística, englobando todas as dimensões da saúde.
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