Trajetória de Pós-Graduação: Estudo de Acompanhamento Aprofundado de Graduados em Educação Secundária no Campus Carmona da Universidade Estadual de Cavite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3374

Palavras-chave:

Fomação docente, Carreira de educador, planejamento

Resumo

O estudo teve como objetivo determinar a trajetória de carreira dos 145 graduados em educação de professores dos anos acadêmicos de 2020-2024 no Campus Carmona da Cavite State University. Especificamente, o estudo determinou o perfil dos graduados, status de emprego, primeira experiência de emprego, relevância do primeiro e atual emprego no currículo, competências e habilidades aprendidas antes da graduação e as sugestões para melhorar o currículo. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes eram mulheres, solteiras, ainda não haviam feito nenhum curso de pós-graduação e recebiam uma renda bruta mensal de Php10.001 a Php15.000. A maioria deles são professores licenciados profissionais, empregados permanentemente em instituições privadas locais e ocupam cargos profissionais, técnicos ou de supervisão. No entanto, poucos preferiram não trabalhar devido a preocupações pessoais e de saúde. Também foi revelado que o motivo para aceitar o primeiro emprego e permanecer por um ano a menos de dois anos foram o salário e os benefícios oferecidos pela instituição. O intervalo de tempo para os participantes terem seu primeiro emprego é inferior a um mês e as conexões sociais desempenharam um papel significativo em seu processo de busca de emprego. Além disso, a maioria dos participantes considerou que seu curso concluído estava muito relacionado ao seu primeiro e atual emprego. Os participantes sugeriram maneiras de aprimorar o currículo, como alinhá-lo com o conteúdo do exame de licenciamento, abordar as incompatibilidades entre a especialização dos alunos e as disciplinas a serem tratadas no nível secundário e focar mais o currículo no desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades de resolução de problemas dos alunos.

Métricas

Visualizações em PDF
23
Jun 13 '25Jun 16 '25Jun 19 '25Jun 22 '25Jun 25 '25Jun 28 '25Jul 01 '25Jul 04 '25Jul 07 '25Jul 10 '25
|

Biografia do Autor

Jocelyn Siochi, Cavite State University, Carmona Campus. Carmona, Cavite,  Philippines

0009-0005-2340-4926; Cavite State University, Carmona Campus. Carmona, Cavite,  Philippines. Email: jbsiochi.siochi@gmail.com

Referências

Abella, K. C. A. N. P., Cahigas, E. G. T., & Campaña, C. P. (2024). Exploring the realities of fresh graduates in their entry-level jobs. International Journal of Engineering Technology Research & Management, 8(1).

Abing, M. M., Ladra, F. B., & Molina, E. J. M. (2020). Tracer study of the teacher education graduates of Central Mindanao Colleges. Southeast Asian Journal of Multidisciplinary Studies, 2(2).

Achim, N., Badrolhisam, N. I., & Zulkipli, N. (2019). Employee career decision making: The influence of salary and benefits, work environment, and job security. Journal Academia,7 (Special Issue 1), 41-50.

Amah, E., & Otami, A. (2024). The Role of Social Networks in Job Search and Career Development. International Journal of Social Science and Management Research, 10(2).

Bacay, J. B., & Mame, R. M. (2022). "A Tracer Study on the Employability and Curriculum Relevance among BatStateU Graduates 2014-2018." International Journal of Recent Innovations in Academic Research, 6(7), (pp.16-30).

Caingcoy, M. E. (2021). "Scoping Review on Employability Skills of Teacher Education Graduates in the Philippines: A Framework for Curriculum Enhancement." International Journal of Education and Literacy Studies, 9(4).

Caingcoy, M. E., Ramirez, I. A. L., Gaylo, D. N., Adajar, M. I. W., Lacdag, E. O., & Blanco, G. A. B. (2021). Employment, employability, and competencies of the bachelor of secondary education graduates. International Journal of Research in Education and Science (IJRES), 7(3), (pp. 872-884).

David, A. P., Reyes, Z. Q., & Miranda, P. A. (2022). Graduate teacher education in the Philippines: Observations and prospects. The Normal Lights, 14(2), (pp.248-271).

Fernandez-Docallas, F. (2021). Working conditions and turnover intentions of teachers in the small public junior high schools of Baguio City, Philippines. [Unpublished master's thesis]. Benguet State Univeristy

Galbraith, D., & Mondal, S. (2020). The potential power of internships and the impact on career preparation. Research in Higher Education Journal, 38(6), (pp. 9-16).

Hwang, Y. (2017). What is the cause of graduates’ unemployment? Focus on individual concerns and perspectives. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1150519.pdf

Lao, G. M., Villamayor, D. J. F., Campos, F. W. H., Dasmariñas, H. A. Q., Dechavez, J. P. D., & Biadoma-Toledo, C. (2023). Career choice: A case study of college students shifting career paths. Indonesian Journal of Educational Research and Technology, 3(2).

Mole, R. D. (2022, October). Why Filipino teachers opted to teach abroad. DepEd Bataan. https://www.depedbataan.com/why-filipino-teachers-opted-to-teach-abroad

Nyamwange, J. (2016). Influence of student's interest on career choice among first year university students in public and private universities in Kisii County, Kenya. Journal of Education and Practice, 7(4), (pp. 96-102).

Oboza, J. V. (2017). "A Tracer Study of the First Batch of Teacher Education Graduates of Pangasinan State University, Alaminos City Campus. Scholarly Research Journal for Interdisciplinary Studies, 2(1), (pp. 1-10).

Palabrica, K. M. H., & Ferolino, C. H. (2023). Career choices of senior high school academic track graduates in Sorsogon City. Sorsogon State University, Philippines.

Pardo, C. G., & Relon, L. P. (2023). Tracer Study and Employment of the Teacher Education Graduates of a University in North Luzon, Philippines. Asian Journal of Education and Human Development, 4(1).

Pentang, J. T., Perez, D. R., Cuanan, K. H., Recla, M. B., Dacanay, R. T., Bober, R. M., dela Cruz, C. E., Egger, S. P., Herrera, R. L., Illescas, C. M., Salmo, J. M., Bucad, M. L., Jr., Agasa, J. V., & Abaca, N. A. (2022). Tracer study of teacher education graduates of Western Philippines University - Puerto Princesa Campus: Basis for curriculum review and revision. International Journal of Multidisciplinary: Applied Business and Education Research, 3(3), (pp. 418–431).

Prabhu, N., Modem, R., Lakshminarayanan, S., & Pillai, R. (2022). Twenty-five years of career growth literature: A review and research agenda. Industrial and Commercial Training, 54(1), (pp. 152-182).

Purohit, D., Jayswal, M., & Muduli, A. (2021). Factors influencing graduate job choice – a systematic literature review. European Journal of Training and Development, 45(4/5), (pp. 381-401).

Ramos, M. C. (2024). Graduate Tracer Study: Exploring the Relationship Between Education and Employment." Asia Pacific Journal of Management and Sustainable Development, 12(1), (pp. 108-117)

Refugia, J. (2024). Exploring employability, program relevance and job satisfaction among BS Criminology graduates. International Journal of Multidisciplinary: Applied Business and Education Research, 5(1).

Statista. (2024). Employment in the Philippines - Statistics & Facts. Retrieved December 28, 2024, https://www.statista.com/topics/10073/employment-in-the-philippines/

Tayco, R. O., Supat, P. S., & Estrope, C. P. (2022). Employability of a State University graduates in the Philippines. Asia Pacific Journal of Management and Sustainable Development, 10(1), pp. 61-69).

Varshavskaya, E., & Podverbnykh, U. (2021). Job search strategies of recent university graduates: prevalence and effectiveness. Education and Training, 63(1), (pp. 135-149).

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

Siochi, J. (2025). Trajetória de Pós-Graduação: Estudo de Acompanhamento Aprofundado de Graduados em Educação Secundária no Campus Carmona da Universidade Estadual de Cavite. Diversitas Journal, 10(2). https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3374