Impulsionando a perícia agrícola por meio da inovação pedagógica: desenvolvendo um módulo de treinamento sobre diferenciação assistida por aprendizado de máquina da origem geográfica de Ubi “Kinampay”
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3519Palavras-chave:
Autenticidade alimentar, Origem geográfica, Análise isotópica, Treinamento baseado em competências, Rastreabilidade Agrícola, Ubi, Aprendizado de máquinaResumo
A crescente ênfase na rastreabilidade e autenticidade de alimentos aumentou a demanda por técnicas analíticas avançadas capazes de verificar tanto a origem geográfica quanto a identidade varietal de culturas premium. No contexto filipino, o ubi ‘Kinampay’ (Dioscorea alata L.) é considerado uma commodity culturalmente significativa e economicamente valiosa, mas permanece suscetível a erros de identificação e fraudes com motivação financeira. Embora métodos como fluorescência de raios X (XRF) e análise de isótopos estáveis apresentem soluções viáveis para verificação forense, sua adoção é dificultada pela escassez de profissionais qualificados e pela ausência de programas de treinamento formalizados. Este estudo responde a essa necessidade ao projetar e avaliar um módulo de treinamento baseado em competências, adaptado para profissionais de ciências que trabalham em aplicações de perícia nuclear relacionadas à agricultura. Baseando-se nos princípios da Teoria da Aprendizagem Transformativa de Mezirow e do Ciclo de Aprendizagem Experiencial de Kolb, o treinamento integra pedagogias de aprendizagem de adultos com conteúdo específico de domínio. Foi empregado um delineamento de pesquisa de desenvolvimento de métodos mistos, combinando validação por especialistas por meio de uma avaliação em escala Likert com informações qualitativas obtidas por meio da análise temática de entrevistas. Os resultados mostraram forte concordância em dimensões-chave, como coerência do conteúdo, design instrucional, recursos visuais e reforço da identidade científica. Dados qualitativos destacaram a clareza, a precisão científica e a relevância do módulo para a prática profissional, ao mesmo tempo em que apontaram para a necessidade de aprimorar a carga cognitiva e a usabilidade da interface. No geral, o módulo demonstra solidez pedagógica e validade técnica, posicionando-o como uma solução escalável para o desenvolvimento de capacidade institucional em rastreabilidade agrícola. As recomendações estratégicas concentram-se em aprimorar o módulo e alinhá-lo com marcos políticos, como a proteção de Indicações Geográficas (IGs).
Métricas
Referências
Augusto, F. (2024). Teaching experimental instrumental analytical chemistry: Are we forming professionals, training operators, or illuding students (and ourselves)? Brazilian Journal of Analytical Chemistry, 11(43), 11–14. https://doi.org/10.30744/brjac.2179-3425.point-of-view-faugusto.n43
Baclig, C. (2023, February 20). Food fraud: When what you eat isn’t what it’s supposed to be. Inquirer.Net. Retrieved December 28, 2023, from https://newsinfo.inquirer.net/1732459/food-fraud-when-what-you-eat-isnt-what-its-supposed-to-be
Biggs, J. (n.d.). Constructive alignment in university teaching. HERDSA Review of Higher Education, 1. https://www.tru.ca/__shared/assets/Constructive_Alignment36087.pdf
Carlone, H. B., & Johnson, A. (2007). Understanding the science experiences of successful women of color: Science identity as an analytic lens. Journal of Research in Science Teaching, 44(8), 1187–1218. https://doi.org/10.1002/tea.20237
Chsherbakova, I. (2024). Pedagogical support of technical college students during professional training. Scientific Herald of Uzhhorod University Series Physics, 56, 817–824. https://doi.org/10.54919/physics/56.2024.81beo7
Clark, J. M., & Paivio, A. (1991). Dual coding theory and education. Educational Psychology Review, 3(3), 149–210. https://doi.org/10.1007/bf01320076
Dembitska, S., Kobylianska, I., Kobylianskyi, O., & Kuzimenko, O. (2023). Training of specialists in technical specialties to professional activity according to the requirements of transdisciplinary approach. Professional Pedagogics, 1(26), 110–121. https://doi.org/10.32835/2707-3092.2023.26.110-121
Doran, G. T. (1981). There’s a SMART way to write management’s goals and objectives. Management Review, 70(11), 35–36. https://community.mis.temple.edu/mis0855002fall2015/files/2015/10/S.M.A.R.T-Way-Management-Review.pdf
Fang, Z. (2005). Scientific literacy: A systemic functional linguistics perspective. Science Education, 89(2), 335–347. https://doi.org/10.1002/sce.20050
Fleming, T. (2018). Mezirow and the theory of transformative learning. In E. W. Taylor & P. Cranton (Eds.), Advances in standardization research (pp. 120–136). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-6086-9.ch009
Frank, J. R., Snell, L. S., Cate, O. T., Holmboe, E. S., Carraccio, C., Swing, S. R., … & Harris, P. (2010). Competency-based medical education: Theory to practice. Medical Teacher, 32(8), 638–645.
Gruppen, L. D., Burkhardt, J. C., Fitzgerald, J. T., Funnell, M., Haftel, H. M., Lypson, M. L., … & Warm, E. J. (2018). Competency-based education: Programme design and challenges to implementation. Medical Education, 52(5), 562–569. https://doi.org/10.1111/medu.13584
Gyamfi, A., Langee, P., Yeboah, A., & Adu, I. A. (2023). Performance-based assessment in contemporary classroom assessment: The forms and nature. Asian Research Journal of Arts & Social Sciences, 19(4), 1–7. https://doi.org/10.9734/arjass/2023/v19i443
Holmboe, E. S., Sherbino, J., Long, D. M., Swing, S. R., & Frank, J. R. (2018). The role of assessment in competency-based medical education. Medical Teacher, 32(8), 676–682. https://doi.org/10.3109/0142159X.2010.500704
Jensen, M. B. (2014). Merging old and new: An instrumentation-based introductory analytical laboratory. Journal of Chemical Education, 92(3), 450–455. https://doi.org/10.1021/ed500546d
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Prentice Hall. https://www.researchgate.net/publication/235701029
Moineau, G., Power, B., Wood, T. J., Humphrey-Murto, S., & Wilkinson, T. J. (2010). Twelve tips for developing and maintaining a competency-based curriculum. Medical Teacher, 32(8), 675–679.
Murray, C. M., Stanley, M., Wright, A., & Deacon, A. (2020). Competency-based education: Developing a framework for graduate education in the allied health professions. Journal of Allied Health, 49(1), 9–17.
Organization for Economic Co-operation and Development. (2023). PISA 2025 science framework. OECD. https://pisa-framework.oecd.org/science-2025/assets/docs/PISA_2025_Science_Framework.pdf
Pappas, C. (2023, September 8). The adult learning theory - Andragogy - of Malcolm Knowles. eLearning Industry. https://elearningindustry.com/the-adult-learning-theory-andragogy-of-malcolm-knowles
Sadler, D. R. (1989). Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, 18(2), 119–144. https://doi.org/10.1007/bf00117714
Salvadó, Z., Garcia-Yeste, C., Gairal-Casado, R., & Novo, M. (2021). Scientific workshop program to improve science identity, science capital, and educational aspirations of children at risk of social exclusion. Children and Youth Services Review, 129, 106189. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106189
Sweller, J. (2011). Cognitive load theory. In J. P. Mestre & B. H. Ross (Eds.), Psychology of learning and motivation (Vol. 55, pp. 37–76). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-387691-1.00002-8
Tang, K.-S. (2023). The characteristics of diagrams in scientific explanations: Multimodal integration of written and visual modes of representation in junior high school textbooks. Science Education, 107(3), 741–772.
Trubitsyn, K. V., Kalmykova, O. Y., & Tkachev, V. K. (2023). Pedagogical aspects of professional competence development of technical university students.
Vestnik of Samara State Technical University Psychological and Pedagogical Sciences, 20(1), 127–142. https://doi.org/10.17673/vsgtu-pps.2023.1.10
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jerald Bongalos, Frederick T. Talaue

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”











