A expansão urbana e a vulnerabilidade social em União dos Palmares/AL

Autores

  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Thaís Patricia Paulino da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-763

Resumo

RESUMO: Ao passar do tempo, o espaço urbano tende a se expandir a uma velocidade considerável, em contrapartida o desenvolvimento social é um elemento que avança de maneira lenta e desproporcional. O objetivo deste artigo é estudar a expansão urbana e a vulnerabilidade social, que estão ligadas diretamente a fatores socioeconômicos.  A metodologia tem um caráter qualiquantitavo, baseado em aplicações de questionários e observações em campo, sendo ainda necessárias entrevistas informais com moradores de áreas com menor investimento socioeconômico. Os resultados obtidos revelam que expansão urbana, desacompanhada de incentivos para o desenvolvimento social, somada a não diversificação econômica, provoca uma situação de vulnerabilidade a grupos sociais em diversos pontos da cidade, onde a pobreza urbana se apresenta de forma perversa, criando um processo de luta, resistência e sobrevivência no espaço urbano. Assim, existe uma necessidade de intervenção por parte dos poderes públicos, para amenizar os problemas causados por esse fenômeno urbano. 

PALAVRAS-CHAVE: Espaço urbano; cidade; território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Thaís Patricia Paulino da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em licenciatura plena em geografia pela Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, integrante do grupo de Estudos Territoriais - GETERRI coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participante do Grupo de identidade e relações Raciais INVERSO de União dos Palmares que atua na mediação de leituras contos infanto juvenis que trata temática negra . Atuante na PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) no papel de militante e coordenadora nacional representante do Estado de Alagoas. Informante de turismo da cidade de União dos Palmares - Parque Memorial Quilombo dos Palmares- Serra da Barriga.

Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS, Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Especialização em Recursos Hídricos-UFSC/UFAL, graduação em geografia e Gestão Ambiental. É pesquisador dos Grupos de Pesquisas em Geografia - GRUPEGE - Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL e Biogás: Estudos de diferentes Substratos - Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de resíduos Sólidos, Biogás, lixão, aterro sanitário, consórcio intermunicipal, geografia e meio ambiente, impactos ambientais, recuperação de lixões, cemitérios e necrochorume.

Referências

AMBROMOWAY, M. et al. Juventude, violência e Vulnerabilidade Social na América Latina; desafios para políticas públicas. Brasília. UNESCO. BID. 2002.

CAPISTRANO, F. R. B.; LOPES, J. L. S. Mapa de Localização do Município de União dos Palmares – AL. Universidade Estadual de Alagoas, União dos Palmares. 2015.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 1. Ed. São Paulo: Ática S.A, 1995.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo de 2010. Disponível em http://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html acessado em 27/06/2017.

Instituto de longevidade Mongeral AEGON / FGV. Índice de desenvolvimento urbano para longevidade - IDL https://idl.institutomongeralaegon.org/cidades-pequenas acessado em 02/12/2017.

Ministério do Trabalho e Emprego – MTE Dados Abertos disponível em http://trabalho.gov.br/dados-abertos acessado em 04/12/2017

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Análise da Regiões Metropolitanas do Brasil. Construção de Tipologias, Tipologia Social e Identificação de Áreas Vulneráveis. Rio de janeiro, 2005.

PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo. Ed Nobel. 1985.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo. Ed Edusp. 2004.

SANTOS. M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SILVA, R. D. L. O fator de aglomeração e a força de renovação e adaptação das atividades do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares – AL. Diversitas Journal, volume 3, número 3, páginas 642-654, set. /dez. 2018.

Sistema IBGE de recuperação Automática – SIDRA, Senso de 2010, disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/3562 acesso em 28/06/2016.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Silva, R. D. L. da, Silva, T. P. P. da, & Silva, C. de O. (2020). A expansão urbana e a vulnerabilidade social em União dos Palmares/AL. Diversitas Journal, 5(2), 938–948. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-763

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>