O ensino da Geografia urbana: desafios e práticas para os professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.812Resumo
RESUMO: O presente artigo aborda as problemáticas que permeiam ensino da geografia urbana sendo esta fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação ao espaço urbano onde a variável distinta de cada ponto da cidade requer um estudo que reflete a realidade local e global considerando o atual período. O objetivo desta obra visa compreender os desafios associados ao ensino da geografia urbana e propor práticas que auxilie os professores de geografia. A metodologia utilizada é de caráter qualiquantitava, está fundamentada incialmente pelo estudo de obras que envolve a temática. Para coleta de dados foram necessários aplicação de questionários e entrevistas informais com o intuído de esclarecer as particularidades do objeto estudado. Foi necessário, a utilização de fichamentos para facilitar o embasamento teórico e evitar releituras. Os resultando apontam existência de desafios relacionado as práticas de ensino na geografia urbana que comprometem o desenvolvimento dos alunos nas aulas. Esses problemas estão relacionados inicialmente a dificuldade dos professores com o tema somado a falta de recurso pedagógico apropriado. Observando as atuais condições estruturais das escolas se faz necessário aprimoramentos estruturais, tecnológicos e considerar a criação de laboratórios de geografia. Conclui-se que a geografia urbana nas aulas de geografia pode criar devesas possibilidades para trabalha a realidade e o cotidiano dos instigando a refletir sobre a formação do ambiente urbano. Porém, são diversos desafios a serem superados e requer investimento e planejamento para atender as demandas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, geografia, espaço urbano, desafios.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”