O ensino da Geografia urbana: desafios e práticas para os professores de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.812

Resumo

RESUMO: O presente artigo aborda as problemáticas que permeiam ensino da geografia urbana sendo esta fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação ao espaço urbano onde a variável distinta de cada ponto da cidade requer um estudo que reflete a realidade local e global considerando o atual período.  O objetivo desta obra visa compreender os desafios associados ao ensino da geografia urbana e propor práticas que auxilie os professores de geografia. A metodologia utilizada é de caráter qualiquantitava, está fundamentada incialmente pelo estudo de obras que envolve a temática. Para coleta de dados foram necessários aplicação de questionários e entrevistas informais com o intuído de esclarecer as particularidades do objeto estudado. Foi necessário, a utilização de fichamentos para facilitar o embasamento teórico e evitar releituras. Os resultando apontam existência de desafios relacionado as práticas de ensino na geografia urbana que comprometem o desenvolvimento dos alunos nas aulas. Esses problemas estão relacionados inicialmente a dificuldade dos professores com o tema somado a falta de recurso pedagógico apropriado. Observando as atuais condições estruturais das escolas se faz necessário aprimoramentos estruturais, tecnológicos e considerar a criação de laboratórios de geografia. Conclui-se que a geografia urbana nas aulas de geografia pode criar devesas possibilidades para trabalha a realidade e o cotidiano dos instigando a refletir sobre a formação do ambiente urbano. Porém, são diversos desafios a serem superados e requer investimento e planejamento para atender as demandas.   

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino, geografia, espaço urbano, desafios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Silva, R. D. L. da. (2019). O ensino da Geografia urbana: desafios e práticas para os professores de Geografia. Diversitas Journal, 4(3), 988–1003. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.812

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)