O ensino da Geografia urbana: desafios e práticas para os professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.812Abstract
RESUMO: O presente artigo aborda as problemáticas que permeiam ensino da geografia urbana sendo esta fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação ao espaço urbano onde a variável distinta de cada ponto da cidade requer um estudo que reflete a realidade local e global considerando o atual período. O objetivo desta obra visa compreender os desafios associados ao ensino da geografia urbana e propor práticas que auxilie os professores de geografia. A metodologia utilizada é de caráter qualiquantitava, está fundamentada incialmente pelo estudo de obras que envolve a temática. Para coleta de dados foram necessários aplicação de questionários e entrevistas informais com o intuído de esclarecer as particularidades do objeto estudado. Foi necessário, a utilização de fichamentos para facilitar o embasamento teórico e evitar releituras. Os resultando apontam existência de desafios relacionado as práticas de ensino na geografia urbana que comprometem o desenvolvimento dos alunos nas aulas. Esses problemas estão relacionados inicialmente a dificuldade dos professores com o tema somado a falta de recurso pedagógico apropriado. Observando as atuais condições estruturais das escolas se faz necessário aprimoramentos estruturais, tecnológicos e considerar a criação de laboratórios de geografia. Conclui-se que a geografia urbana nas aulas de geografia pode criar devesas possibilidades para trabalha a realidade e o cotidiano dos instigando a refletir sobre a formação do ambiente urbano. Porém, são diversos desafios a serem superados e requer investimento e planejamento para atender as demandas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, geografia, espaço urbano, desafios.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”