Compreendendo o conceito território a partir da linguagem fílmica: a animação “O Rei Leão” como possibilidade didática no ensino de Geografia

Autores

  • Felipe Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Luiza Bráz Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-994

Resumo

RESUMO: O ensino de Geografia tem sido problematizado nos últimos anos e novas abordagens metodológicas têm sido propostas à luz da superação de metodologias tradicionais de ensino. Visando preencher uma lacuna existente na teoria que envolve as metodologias do ensino de geografia, o presente artigo busca propor a utilização da linguagem fílmica para o entendimento do conceito território a partir da animação “O Rei Leão”. A linguagem fílmica, agregada ao entendimento do conceito território, apresenta-se como uma possibilidade ao ensino de Geografia, por ser capaz de aproximar o conceitual – que muitas vezes parece distante dos alunos – a realidade concreta. Assim, acredita-se que esta proposta seja capaz de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências no que tange a esse campo de aprendizagem, principalmente por permitir que a complexidade teórica do conceito território seja desvendada a partir de uma linguagem interativa e prazerosa como a linguagem fílmica, que, mesmo sendo de fácil acesso, ainda possui alguns entraves no campo do ensino, principalmente no que diz respeito às dificuldades de planejamento.  

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia. Território. Didática. Linguagem fílmica.

Métricas

Visualizações em PDF
1,110
Jan 13 '20Jan 16 '20Jan 19 '20Jan 22 '20Jan 25 '20Jan 28 '20Jan 31 '20Feb 01 '20Feb 04 '20Feb 07 '20Feb 10 '204.0
| |

Biografia do Autor

Felipe Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do Sertão) e Especialista em Geo-História pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA/Arapiraca). Estudante de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e em Metodologia do Ensino de Geografia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA/Arapiraca). Durante a graduação em Geografia foi bolsista do Programa Institucional do Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), onde desenvolveu projetos educacionais para o ensino de Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental, ligados à Climatologia e Cartografia. Participa como membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/CNPQ), onde integra o Grupo de Estudos em Geografia Cultural, e do Grupo de Pesquisa Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/CNPQ). Atua como Professor Substituto no segundo ciclo do Ensino Fundamental, na área de Geografia, pela Prefeitura de Arapiraca - AL. Foi bolsista de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), financiado pelo Banco Santander, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), onde estagiou no Laboratório de Geografia Cultural e de Turismo (LAGECULT/UFU). Foi monitor das disciplinas Quantificação em Geografia e Geografia Cultural, ofertadas pelo curso de Geografia da UFAL. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geografia Cultural e Festas Rurais.

Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar ; Acadêmica em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Pós graduanda em Metodologia do Ensino de Geografia e Suas Tecnologias [UNEAL] e Ensino de Geografia [UFAL]. Atuou como monitora nas disciplinas: Teoria e método em Geografia (2015-2016); Espaço mundial, Poder,Territórios e Redes (2016-2017); Meio ambiente, Sistemas energéticos e Politicas Públicas (2017-2018), ambas no curso de Geografia Licenciatura, modalidade à distância, na Universidade Federal de Alagoas. É membro do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais [NUAGRÁRIO], desenvolvendo pesquisas relacionadas a linha de pesquisa: Dilemas e contradições no Ensino-aprendizagem da Geografia Escolar em Alagoas.

Maria Luiza Bráz, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Mestre em Educação Brasileira e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas . Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas e participante do núcleo de pesquisas agrárias (NUPEA).

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Silva, F. S., Gama, L. T. S. de A., & Bráz, M. L. (2020). Compreendendo o conceito território a partir da linguagem fílmica: a animação “O Rei Leão” como possibilidade didática no ensino de Geografia. Diversitas Journal, 5(1), 443–454. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-994