Prospecção Tecnológica em Base de Patentes para aplicação da Teleconsulta na interação médico-paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1618

Resumo

RESUMO: A Era Digital gera transformações e oportunidades no cotidiano das pessoas e nos diversos ramos de atividade. O ato de comprar, estudar ou mesmo o atendimento em saúde estão em processo de evolução. A Telemedicina e suas vertentes, como a Teleconsulta, surgem como alternativas conectadas a essa nova realidade. A partir do estudo realizado, objetivou-se identificar tecnologias existentes aplicáveis às práticas de Teleconsulta na interação médico-paciente. Para isso, realizou-se pesquisas de artigos para fundamentação teórica, assim como em bases de patentes para analisar tendências tecnológicas que estão sendo desenvolvidas. Constatou-se que a temática está na pauta das discussões acadêmicas e políticas acerca das perspectivas e práticas de assistência em saúde durante e pós-pandemia da COVID-19. Como resultado, verificou-se a necessidade de regulamentação, a criação de protocolos de atendimento, maior segurança dos dados, e prospecção de plataformas de interação, aplicativos e tecnologias smart e frugais.

PALAVRAS-CHAVE: Telemedicina. Teleconsulta. Tecnologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Ribeiro Bueno de Mendonça, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela FGV. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais/Unifenas. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. E-mail: elaineribeirobuenodemendonca@gmail.com.

Faustino Francisco dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UFAL. Especialista em Gestão do Trabalho em Saúde pela UFAL. Graduado em Administração pela UFAL. E-mail: faustino.francisco@sibi.ufal.br.

Matheus Bittencourt Cardozo, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UFAL. Especializando em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Master of Business Administration (MBA) em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC-RS. Graduado em Administração pelo Centro Universitário Tiradentes - Unit-AL. E-mail: matheus.cardozo@edu.pucrs.br.

Bruno Vicente Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Econômicas, Especialista em Gestão Pública e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UFAL. Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. E-mail: brnunes.al@gmail.com.  

Kátia Tamara Leite Barra, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Linguística pela UEPB. E-mail: katebarra@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Mendonça, E. R. B. de, Santos Júnior, F. F. dos, Cardozo, M. B., Oliveira, B. V. N. de, & Barra, K. T. L. (2021). Prospecção Tecnológica em Base de Patentes para aplicação da Teleconsulta na interação médico-paciente. Diversitas Journal, 6(3), 3337–3353. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1618

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)