Sequência Didática Sobre a Importância da Água
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2143Keywords:
PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências BiológicasAbstract
Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência.
Metrics
References
ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas: ciências da natureza/ / Secretaria de Estado de Educação e Esportes. Maceió, 2019.
ALMEIDA, D. M. DE. Et al. Novação em ensino de biologia: o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino por investigação utilizando modelos sintéticos de vegetais para as aulas de botânica. INOVAE, v.7, p. 79-93, 2019.
AZEVEDO, E. B. de. Et al. Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, p. 01-22, 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática, Penso, 2018. 430 p.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.22, n. 83, p. 263-294, 2014.
CARMARGO, F. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativa. Porto Alegre: Penso, 2018. 197 p.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Elementos para Validação de Sequências Didáticas. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015.
LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. Avaliação educacional: desatando e reatando nós, EDUFBA, 2009. 349 p.
MELLO, G. N. DE. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. Perspec., v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000.
MIRANDA, K. K. C. DE O. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. VII Congresso Nacional de Educação. Centro de Convenções Ruth Cardoso, Maceió – AL. 2020.
MOTOKANE, M. T.; PEREIRA, M. Validation and production of inquiry didactic sequences of biology. Conexão Ci., Vol. 12, N. 2, p. 424-427, 2017.
PAIVA, A. DE S, et al. Design principles for a didactic sequence on cell biology contextualized by social and ethical issues. Conexão Ci., Vol. 12, N. 2, p. 76-82, 2017.
PEREIRA, E. C. T. et al. A ecologia por sequência didática: alternativa para o ensino de biologia. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 26, p. 541-553, 2019.
SANTOS, E. M. Avaliação dos Recursos Didáticos e Estratégias utilizadas no Ensino de Ciências. Consórcio Setentrional de Educação a Distância de Brasília e Universidade Estadual de Goiás. Monografia, 2012.
STINGHEN, R. S. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. Trabalho de Curso (Curso de Especialização em Educação na Cultura digital). Universidade Federal de Santa Catarina, SC. 2016. 32p.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”