Sequência Didática Sobre a Importância da Água

Autores

  • Adalberon Moreira de Lima Filho Instituto Federal de Alagoas-IFAL
  • Wclésia dos Santos Silva Barbosa Escola Estadual Monsenhor Macedo
  • José Aparecido Camassari Santos Instituto Federal de Alagoas. Palmeira dos Índios
  • Cícera Antônia de Oliveira Instituto Federal de Alagoas. Palmeira dos Índios
  • Willans Pereira Teixeira Instituto Federal de Alagoas. Palmeira dos Índios
  • Yane Karolayne Pereira de Queiroz Instituto Federal de Alagoas. Palmeira dos Índios

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2143

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas: ciências da natureza/ / Secretaria de Estado de Educação e Esportes. Maceió, 2019.

ALMEIDA, D. M. DE. Et al. Novação em ensino de biologia: o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino por investigação utilizando modelos sintéticos de vegetais para as aulas de botânica. INOVAE, v.7, p. 79-93, 2019.

AZEVEDO, E. B. de. Et al. Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, p. 01-22, 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática, Penso, 2018. 430 p.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.22, n. 83, p. 263-294, 2014.

CARMARGO, F. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativa. Porto Alegre: Penso, 2018. 197 p.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Elementos para Validação de Sequências Didáticas. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015.

LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. Avaliação educacional: desatando e reatando nós, EDUFBA, 2009. 349 p.

MELLO, G. N. DE. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. Perspec., v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000.

MIRANDA, K. K. C. DE O. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. VII Congresso Nacional de Educação. Centro de Convenções Ruth Cardoso, Maceió – AL. 2020.

MOTOKANE, M. T.; PEREIRA, M. Validation and production of inquiry didactic sequences of biology. Conexão Ci., Vol. 12, N. 2, p. 424-427, 2017.

PAIVA, A. DE S, et al. Design principles for a didactic sequence on cell biology contextualized by social and ethical issues. Conexão Ci., Vol. 12, N. 2, p. 76-82, 2017.

PEREIRA, E. C. T. et al. A ecologia por sequência didática: alternativa para o ensino de biologia. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 26, p. 541-553, 2019.

SANTOS, E. M. Avaliação dos Recursos Didáticos e Estratégias utilizadas no Ensino de Ciências. Consórcio Setentrional de Educação a Distância de Brasília e Universidade Estadual de Goiás. Monografia, 2012.

STINGHEN, R. S. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. Trabalho de Curso (Curso de Especialização em Educação na Cultura digital). Universidade Federal de Santa Catarina, SC. 2016. 32p.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Moreira de Lima Filho, A. ., Barbosa, W. dos S. S. ., Santos, J. A. C., Oliveira, C. A. de ., Teixeira, W. P. ., & Queiroz, Y. K. P. de . (2022). Sequência Didática Sobre a Importância da Água. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2143

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)