A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.746Abstract
RESUMO: Esta pesquisa objetiva caracterizar a função Monitor sistematizando sua importância e atribuições, bem como a validade dessa atividade ao longo da formação acadêmica e docente pautada na responsabilidade e compromisso com as leituras, prática da observação e participação em reuniões junto a docentes orientadores de disciplinas nas Universidades. É salutar destacar que neste processo docente e discente juntos desenvolvem diversas atividades que proporcionam uma melhor compreensão sobre os objetos de estudo das ciências e metodologias adotadas nas disciplinas acadêmicas viabilizando reflexões que direcionem uma prática didático-pedagógica mais fortalecida. Encontra-se em análise os aspectos socio históricos que compreendem o conceito da monitoria, dentre os quais se podem destacar: o processo evolutivo da educação brasileira, os conceitos de educação, e as principais normativas institucionalizadas pelas universidades brasileiras e a UFAL especificamente. Neste sentido, a revisão integrativa de literatura se permeará nas discussões de Cunningham (1975), Bello (2001 e 2009), Neves (2005), Neves e Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz e Barzaghi (2007), Nascimento et al (2007), Santos e Lins (2007), Ferenc e Mizukami (2007) buscando compreender elementos específicos latentes ao longo do processo de evolução da função Monitor nos processos formativos e educativos para compreendermos e valorizarmos as práticas de monitoria acadêmica no âmbito universitário em Alagoas.
PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Ensino Superior. Formação de Professores.
Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation
ABSTRACT: This research aims to characterize the Monitor function, systematizing its importance and attributions, as well as the validity of this activity throughout the academic and teaching formation based on the responsibility and commitment to the readings, practice of observation and participation in meetings with the teaching professors of disciplines in the Universities. It is salutary to point out that in this teaching and student process together they develop several activities that provide a better understanding about the objects of study of the sciences and methodologies adopted in the academic disciplines, making feasible reflections that direct a more didactic-pedagogical practice. The socio-historical aspects that comprise the concept of monitoring are analyzed, such as the evolutionary process of Brazilian education, the concepts of education, and the main norms institutionalized by Brazilian universities and UFAL specifically. In this sense, the integrative literature review will permeate the discussions of Cunningham (1975), Bello (2001 and 2009), Neves (2005), Neves and Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz and Barzaghi (2007), Ferenc and Mizukami (2007), seeking to understand specific latent elements throughout the process of evolution of the Monitor function in the formative and educational processes to understand and value the practices of academic monitoring in the university context in Alagoas.
KEYWORDS: Monitoring. Higher education. Teacher training.
Metrics
References
BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a história das rupturas. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 21 jul. 2012.
BELLO, José Luiz de Paiva. História da Educação no Brasil. Disponível em: <http://www.ifro.edu.br/site/wp-content/uploads/documentos/proeja/panorama_geral_da_eja/historia_da_educacao_no_brasil.doc>. Acesso em: 21 jul. 2013.
CARVALHO, Dalmo Gomes; FABRO, Paloma Nandi. A importância das monitorias para a formação do acadêmico do curso de Matemática – licenciatura. Disponível em: <http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/1665/supp/1665-4291-2-SP.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2013.
CUNNINGHAM, William. Introdução à Educação: Problemas Fundamentais, finalidades e técnicas. 2. ed. Porto alegre: Editora Globo, 1978.
FERENC, Alvanize Valente Fernandes., MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação de professores, docência universitária e o aprender a ensinar. In: PINHO, Sheila Zambello., STUCHI, Elizabete Berwerth., JUNIOR, Klaus Schlünzen. (Org.). Modos de ser educador: artes e técnicas, ciências e políticas. Modos de ser educador: artes e técnicas, ciências e políticas. 1. ed. v. 1. São Paulo: UNESP, 2007.
NASCIMENTO, Cícera Rodrigues; SILVA, Mirian Lourenço Pereira; SOUZA, Priscila Ximenes. Possíveis Contribuições das Atividades de Monitoria na Formação dos Estudantes-Monitores do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Disponível em:
%20forma.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2012.
NEVES, Fátima Maria. O Método Lancasteriano e o Projeto de Civilização do Governo Imperial Brasileiro. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo3/089.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2012.
NEVES, Fátima Maria., MEN, Liliana. O Método Pedagógico de Lancaster e a Cultura Escolar. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss12_06.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2012.
QUEIRÓZ, Alexandre Flávio Silva; BARZAGHI, Roberta Aparecida. A monitoria na disciplina de Biofísica: um relato de experiência. In.: SANTOS, Mirza Medeiros, LINS, Nostradamos de Medeiros (orgs.). A Monitoria como Espaço de Iniciação à Docência: Possibilidades e Trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. Disponível em: <http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20110691428837665261ac9a0128cd2d/Monitoria.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2013.
SANTOS, Mirza Medeiros., LINS, Nostradamos de Medeiros (orgs.). A Monitoria como Espaço de Iniciação à Docência: Possibilidades e Trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. Disponível em: <http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20110691428837665261ac9a0128cd2d/Monitoria.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2013.
SCHNEIDER, Márcia Sueli Pereira da Silva. Monitoria: Instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico. 5. ed. v. mensal, p. 65, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Licenciatura em Geografia: Projeto Político Pedagógico. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/geografia-licenciatura-2011>. Acesso em: 20 jan. 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução nº 55/2008-CONSUNI/UFAL de 10 de novembro de 2008. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/normas/documentos/resolucoes/rco_55_2008_consuni>. Acesso em: 20 jan. 2013. p. 8-9.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Ricardo Santos de Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”