A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente

Autores/as

  • Ricardo Santos de Almeida Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.746

Resumen

RESUMO: Esta pesquisa objetiva caracterizar a função Monitor sistematizando sua importância e atribuições, bem como a validade dessa atividade ao longo da formação acadêmica e docente pautada na responsabilidade e compromisso com as leituras, prática da observação e participação em reuniões junto a docentes orientadores de disciplinas nas Universidades. É salutar destacar que neste processo docente e discente juntos desenvolvem diversas atividades que proporcionam uma melhor compreensão sobre os objetos de estudo das ciências e metodologias adotadas nas disciplinas acadêmicas viabilizando reflexões que direcionem uma prática didático-pedagógica mais fortalecida. Encontra-se em análise os aspectos socio históricos que compreendem o conceito da monitoria, dentre os quais se podem destacar: o processo evolutivo da educação brasileira, os conceitos de educação, e as principais normativas institucionalizadas pelas universidades brasileiras e a UFAL especificamente. Neste sentido, a revisão integrativa de literatura se permeará nas discussões de Cunningham (1975), Bello (2001 e 2009), Neves (2005), Neves e Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz e Barzaghi (2007), Nascimento et al (2007), Santos e Lins (2007), Ferenc e Mizukami (2007) buscando compreender elementos específicos latentes ao longo do processo de evolução da função Monitor nos processos formativos e educativos para compreendermos e valorizarmos as práticas de monitoria acadêmica no âmbito universitário em Alagoas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Ensino Superior. Formação de Professores.

 

Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation

 

ABSTRACT: This research aims to characterize the Monitor function, systematizing its importance and attributions, as well as the validity of this activity throughout the academic and teaching formation based on the responsibility and commitment to the readings, practice of observation and participation in meetings with the teaching professors of disciplines in the Universities. It is salutary to point out that in this teaching and student process together they develop several activities that provide a better understanding about the objects of study of the sciences and methodologies adopted in the academic disciplines, making feasible reflections that direct a more didactic-pedagogical practice. The socio-historical aspects that comprise the concept of monitoring are analyzed, such as the evolutionary process of Brazilian education, the concepts of education, and the main norms institutionalized by Brazilian universities and UFAL specifically. In this sense, the integrative literature review will permeate the discussions of Cunningham (1975), Bello (2001 and 2009), Neves (2005), Neves and Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz and Barzaghi (2007), Ferenc and Mizukami (2007), seeking to understand specific latent elements throughout the process of evolution of the Monitor function in the formative and educational processes to understand and value the practices of academic monitoring in the university context in Alagoas.

 

KEYWORDS: Monitoring. Higher education. Teacher training.

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Biografía del autor/a

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2019-02-17

Cómo citar

Almeida, R. S. de. (2019). A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente. Diversitas Journal, 4(1), 143–158. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.746