Desempenho de plantas de coentro (Coriandrum sativum L.) adubadas com diferentes doses de esterco caprino
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1180Resumen
O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma olerícola que necessita de deposição de nutrientes, visto que os pré-existentes no solo são insuficientes para impulsionar o crescimento da mesma. Nesse contexto, objetivou-se, com este trabalho, avaliar a eficiência da adubação orgânica com esterco caprino no cultivo do coentro. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca. O delineamento experimental foi em cinco blocos ao acaso, com cinco tratamentos, que consistiram na adubação orgânica com esterco caprino associado ao solo em diferentes proporções: T1 = 20%; T2 = 40%; T3 = 60%; T4 = 80%; T5 = 0% da proporção solo/esterco. As variáveis analisadas foram altura de planta, comprimento de raizes, fitomassa fresca total, fitomassa seca da parte aérea, fitomassa seca de raízes, fitomassa seca total, relação raiz/parte aérea, taxa de crescimento absoluto e taxa de crescimento relativo em altura de planta. A adição de 60% de esterco caprino no substrato promove resultados positivos na maioria das variáveis investigadas, tendo prevalecido uma significância da ordem de 78% das variáveis investigadas. A proporção de 60% esterco caprino e 40% de solo é a mais indicada para obtenção de plantas de coentro de melhor qualidade.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Adriano José Santos, Aline Lourenço dos Santos, Mykaella Alves de Sousa Lima, Jussara Nayanne dos Santos Nascimento, Paulo Torres Carneiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”