Potencialidade de Manihot esculenta Crantz (Euphorbiaceae) na Floresta Amazônica, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1253Resumen
RESUMO: Euphorbiaceae é uma das maiores, complexas, diversas e importantes famílias botânicas encontradas na região Amazônica. Esta família oferece um grande potencial econômico, com mais de 1.100 espécies, nativas e/ou bem adaptadas no Brasil. As espécies de Euphorbiaceae tem grande destaque na atividade econômica, através da alimentação humana e na medicina a partir do conhecimento popular. O gênero Manihot, faz parte de um gênero neotropical, composto por aproximadamente 98 espécies amplamente distribuídas pela América Latina e Parte da América do Norte. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo verificar as diversas potencialidades que Manihot esculenta Crantz apresenta por meio de uma revisão bibliográfica. Sendo assim, realizou-se buscas nas plataformas eletrônicas Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Scopus. Para tanto, utilizando-se uma abordagem descritiva e exploratória, compreendendo o período de inclusão das últimas quatro décadas. Verificou-se que é perceptível a importância socioeconômica desempenhada pela mandioca ao longo dos anos, sendo visível ainda a necessidade da disseminação de novas tecnologias de cultivo que contemplem os produtores e potencializam as produções dessa cultura oferecendo um grande potencial econômico para a região.
PALAVRAS-CHAVE: Botânica Econômica, Produção, Sociodiversidade.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Matheus Mendes Nina, Crisna Pereira dos Santos, Sthefanie Felix da Rocha, Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Renato Abreu Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”