Aritmética nos anos inicias do ensino fundamental por meio de oficina de matemática sobre divisão com TDICs
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1483Resumen
RESUMO: O domínio das operações aritméticas básicas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental seja conceitual ou procedimental ainda configura-se como aquém do esperado nas macroavaliações. Para atingir níveis de proficiência satisfatórios é fundamental que se promova o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à compreensão das operações e suas aplicações no cotidiano. A simples operacionalização dos métodos de resolução dessas operações por procedimentos práticos e o descaso com a compreensão dos algoritmos podem afetar consideravelmente a aprendizagem de outros conteúdos nos quais as operações são utilizadas. Além do mais, as dificuldades que se formam pela falta do domínio dessas operações nos anos iniciais se arrastam ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, evidenciando que é importante que os professores revejam suas práticas docentes. No entanto, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa de escolarização onde as operações aritméticas são desenvolvidas primordialmente, também encontram dificuldades nas compreensões dessas operações e ensiná-las pode se constituir um desafio, ao mesmo tempo que pode implicar em adoção de abordagens equivocadas que levam à incompreensão sem ter de fato ocorrido a aprendizagem. Dentre as operações aritméticas, a operação divisão, seja exata ou inexata, ainda é uma das operações nas quais tanto professores dos anos iniciais do Ensino fundamental quanto alunos apresentam dificuldades, assim como a operação subtração. No sentido de melhorar a compreensão do algoritmo da divisão exata e inexata nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma oficina foi ofertada em 2019 para professores e futuros professores. Os resultados apontam que as dificuldades se concentram nos casos especiais de divisão e na divisão inexata.
PALAVRAS-CHAVE: Aritmética; Divisão Exata e Inexata; Material Dourado; TDICs; Ensino de Matemática.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Claudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”