Aplicação de biomassa de banana verde em kafta bovina e avaliação do efeito nas características físicas, físico-químicas e sensoriais do produto
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1486Palabras clave:
Alimentos reestruturados, carnes, funcional, nutritivo, saudávelResumen
A produção e consumo de produtos cárneos em escala mundial vem crescendo ao longo dos anos, somado a isso, a busca por parte de consumidores por alimentos de rápido preparo, nutritivos e que ofereçam além dos compostos tradicionais, ingredientes bioativos tem ampliando a produção do setor. Grande parte desses alimentos são ditos funcionais, que além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos metabólicos benéficos à saúde, como a biomassa de banana verde (BBV). Tal ingrediente, além de não modificar o sabor dos alimentos quando incorporada, enriquece com carboidratos resistentes, vitaminas e minerais. Nesse sentido, objetivou-se avaliar os efeitos de aplicação de diferentes concentrações de biomassa de banana verde nas características físicas, físico-químicas e sensoriais da kafta bovina enriquecida com BBV. Para tal, foram elaboradas quatro formulações de kaftas com variadas concentrações de biomassa (0%, 0,75%, 1,5% e 2,25%) em substituição ao toucinho e avaliadas características como a capacidade de retenção de água (CRA), perca de peso por cocção (PPC), umidade, cinzas, proteínas e pH. Além disso, os produtos foram avaliados sensorialmente por 68 provadores não treinados. Como resultado, observou-se que a incorporação de BBV não influenciou estatísticamente (p>0,05) na maioria dos parâmetros físico-químicos das kaftas elaboradas. Impactando principalmente na PPC, reduzindo esse parâmetro a medida que o aumento da concentração de BBV era realizado. Além disso, não houve diferença estatística significativa (p>0,05) quanto aos parâmetros sensoriais avaliados e todas as formuações apresentaram índices de aceitabilidade superiores a 75%, demonstrando o potencial de uso da biomassa nas formulações de kafta, reduzindo o percentual de gordura total, aumentando o teor de fibras sem impactar na aceitabilidade do produto na faixa de substituição apresentada no presente trabalho.
Métricas
Citas
ALMEIDA, C.O. Avaliação físico-química e microbiológica de linguiça toscana porcionada e armazenada em diferentes embalagens, sob condições de estocagem similares às práticas em supermercado. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
BRASIL. Instrução Normativa nº 20/2000. Ministério da agricultura e abastecimento, Anexo IV Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Hambúrguer. Brasília, 2000. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 19/09/2019.
BARBOSA, P. T.; SANTOS, I.C.V.; V.C.S.; FRAGOSO, S.P.; ARAÚJO, I. B. S; COSTA,A.C.V.; ARAÚJO, L.C.; SILVA, F.A.P. Propriedades físico-químicas de caprinos com baixo teor de sódio, LWT -Food Science and Technology(2016). Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1016/j.lwt.2016.06.071>
CASON, J. A.; LYON, C. E.; PAPA, C. M. Efeito da oposição muscular durante o rigor no desenvolvimento da maciez da carne de frango: Aves Ciência, 76 (5), 785e787, 1997.
DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba:Champagnat, 2007.
GOMES, V.T.S.; GOMES, R.N.S.; GOMES, M.S; VIANA, L.V.M.; CONCEIÇÃO,F.R.; AMORIM, L.M.M.; SOARES, E.L. Benefícios da biomassa de banana verde à saúde humana: Universidade do Vale do Paraíba,2016.7.FASOLIN, L. H. et al. Biscoitos produzidos com farinha: avaliações química, física e sensorial. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 3, p. 524-529,2007.
FASOLIN, L. H. et al. Biscoitos produzidos com farinha: avaliações química, física e sensorial. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 3, p. 524-529,2007.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008. 1020 p.
MOURA, O. M. Efeito de métodos de insensibilização e sangria sobre as características de qualidade da carne de rã-touro e perfil das indústrias de abate. 2000. 115 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa,2000.
OLIVEIRA, A.; CURTA, C.C. Cookie isento de glúten obtido com biomassa e farinha de banana (musa paradisíaca) verde: 2014. 44 fls. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Tecnologia em Alimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Francisco Beltrão, 2014.
ROCHA, C.M.A. Elaboração de produtos tipo “hambúrguer” defumado de fígado bovino adicionado de aveia: 2013. 116 fls. Dissertação (Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente). Universidade federal de Pernambuco centro acadêmico de vitória programa de pós-graduação em saúde humana e meio ambiente –PPGSHMA, 2013.
ROÇA, R. O. Tecnologia da carne e produtos derivados. Botucatu: UNESP, 2000.202p.
THOMÉ, B. R. Desenvolvimento de linguiça suína, cozida e defumada, com adição de biomassa de banana verde e redução dos teores de sódio e gordura. 2017. 57 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão,2017.
TORRES, M.G.; Macedo, F.A.F.; Mora, N.H.A.P.;Souza, N.S.V.; Gouveia, T.F.Análise sensorial de kaftas elaboradas com carne de ovelhas alimentadas com linhaça: Synergismusscyentifica UTFPR, Pato Branco, v.8, n.2 (2013).Disponível em:<http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/1773/0>.Acesso em: 19/09/2019.
VALE MAIS ALIMENTOS. Biomassa de banana verde-um alimento funcional. Disponívelem: <http://www.valemaisalimentos.com.br/imprensa/release1/biomassa-de-banana-verde-um-alimento-funcional.pdf>. Acesso em: 20/09/2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Filipe de Oliveira Melo, Phillipe Tenório Barbosa, Fúlvio Macio Correia de Moraes Junior, Gabriel Cazuza dos Santos Oliveira, Letícia Beatriz Silva Lopes, Maria Gustava Pereira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”