Entraves na implementação da prática baseada em evidências (PBE) em enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1491

Resumo

Florence Nightingale, pioneira ao executar a prática baseada em evidências (PBE), sendo esta uma abordagem inserida nas ciências da Saúde que associa a melhor evidência científica com a experiência clínica e com a escolha do paciente para uma tomada de decisão clínica efetiva, possibilitando o ensino superior e a prática em enfermagem com qualidade. Objetiva-se investigar quais são os principais entraves na implementação da prática baseada em evidências – PBE em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada de abril a julho de 2020, nas bases de dados PubMed (US National Library of Medicine) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Para a estratégia de busca, utilizou-se dos Descritores da Ciência da Saúde (DeCS) e dos Medical Subject Headings (MeSH). Utilizando-se dos operadores booleanos “and/ or”, nos diferentes cruzamentos dos idiomas pré-definidos. Utilizou-se como estratégia para a síntese dos estudos a contagem manual, isto é, frequência absoluta dos termos similares, organizando os resultados em categorias. Sete estudos primários que atenderam aos critérios de inclusão, e compuseram esta revisão integrativa. Quanto à distribuição temporal das pesquisas, observa-se que não há um padrão tendencial linear, com concentração maior 57,14% no ano de 2018. Em relação ao desenho metodológico da amostra, sobressaiu-se os estudos do tipo qualitativo 35,71%. A base científica da PBE, garante que o cuidado seja mutável e dinâmico.  Apesar de os enfermeiros apresentarem atitudes favoráveis à PBE e acreditarem que as pesquisas contribuem para o avanço da Enfermagem, essa prática ainda se encontra limitada devido aos entraves: sobrecarga de trabalho; enfermeiros não desejam mudar a prática assistencial e não compreendem o delineamento da PBE. Torna-se necessário mais apoio e recurso por parte das instituições de ensino superior de enfermagem nos níveis de graduação e pós-graduação e unidades terapêuticas, para que assim os estudantes e profissionais de enfermagem, executem a PBE diariamente. Os resultados aqui apresentados, podem apoiar o desenvolvimento de estudos pilotos para a implementação da Prática Baseada em Evidências entre enfermeiros.

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Biografia do Autor

Kleviton Leandro Alves Santos, Faculdade CESMAC dos Sertão

Autor correspondente: Enfermeiro Graduado pela Faculdade CESMAC do Sertão. Palmeira dos Índios Alagoas. Mestrando em Enfermagem - PPGENF Universidade Federal de Alagoas/ UFAL. E-mail: klevitonl@gmail.com

Renata da Silva Miranda, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0523-1954; Enfermeira, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL, Pós-graduada em Enfermagem Dermatológica/ FIP,  Pós-graduada em Urgência, Emergência e UTI/ UNIT, renamirandaaa@gmail.com

Cacicleide Luisa Alves, Enfermeira, Faculdade SEUNE, BRAZIL

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8116-8088; Enfermeira, Faculdade SEUNE, BRAZIL, Pós-graduada em UTI, Urgência e Emergência/ CEFAPP, cacicleidelluisa@gmail.com

Núbia Ivo da Silva, Enfermeira, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7857-9185; Enfermeira, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL, nubbiaivo@gmail.com;

Tamiris de Souza Xavier, Enfermeira, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0460-2039; Enfermeira, Faculdade CESMAC do Sertão, BRAZIL, enfertami@gmail.com;

Aruska Kelly Gondim Magalhães, Enfermeira, Universidade Estadual da Paraíba UEPB, BRAZIL

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6049-4642; Enfermeira, Universidade Estadual da Paraíba UEPB, BRAZIL, Ma. em Biotecnologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE, aruskamagalhaes@gmail.com.  

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Santos, K. L. A., da Silva Miranda, R. ., Luisa Alves, C., da Silva, N. I., de Souza Xavier, T., & Gondim Magalhães, A. K. (2022). Entraves na implementação da prática baseada em evidências (PBE) em enfermagem: revisão integrativa. Diversitas Journal, 7(1), 0238–0246. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1491

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