Compostos químicos e atividades biológicas do óleo essencial de Cyperus rotundus L. (Cyperaceae): uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1544Resumen
RESUMO: O óleo essencial de Cyperus rotundus L. tem sido relatado em vários estudos por apresentar propriedades medicinais de grande interesse farmacológico. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para compilar informações sobre as atividades biológicas e os principais compostos químicos do OE desta espécie. Assim, foi realizada uma busca por artigos nas bases de dados do Google Acadêmico, PubMed, SciELO e ScienceDirect. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos publicados sem considerar a data de publicação. Em relação aos critérios de exclusão, foram descartados anais de congresso, e-book, trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses. De acordo com os documentos científicos analisados, foi possível identificar 16 compostos químicos que ocorrem no óleo essencial de C. rotundus extraído principalmente em países asiáticos. Os principais compostos identificados foram: α-cyperone, cyperene, caryophyllene oxide e α-selinene. As atividades antimicrobianas, citotóxicas e antioxidantes do óleo essencial dos rizomas e tubérculos de C. rotundus foram amplamente investigadas. Estes achados são importantes para direcionar estudos futuros que tenham como intuito analisar a composição química e as atividades biológicas do óleo essencial desta espécie.
PALAVRAS-CHAVE: Fitoquímica, Atividades farmacológicas, Óleo volátil.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Jailson Lima Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”