Aspectos clínicos e epidemiológicos dos casos de síndrome gripal notificados por um laboratório de referência em saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1720Resumen
RESUMO: Dentre as infecções respiratórias, a Síndrome Gripal (SG) é caracterizada em pacientes com febre de início súbito, com tosse, dor de garganta, e com sintomas como mialgia, artralgia ou cefaleia. O objetivo do presente estudo é analisar os casos de SG notificados e resultados obtidos por um Laboratório de Referência em Saúde Pública. Trata-se de um estudo de tipo transversal, desenvolvido a partir das fichas de notificação e resultados notificados de SG obtidos através do Núcleo de Vigilância do LACEN-GO. Utilizou-se o software Epi info 3.5.4 para transcrição dos resultados, análise das variáveis contidas na ficha de notificação e teste de Qui-quadrado (x2). Foram analisadas 645 fichas de notificação de SG e seus respectivos resultados notificados. A maioria dos casos possuíam entre 21-30 anos, para a identificação da etiologia viral utilizou a RT-PCR. Quanto ao perfil epidemiológico a maioria dos casos eram do sexo masculino, não gestantes, escolaridade maior que 8 anos, não vacinados. Os principais sinais e sintomas foram febre, tosse e dor de garganta. As principais comorbidades foram doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. O principal agente etiológico viral diagnosticado foi o vírus Influenza A/H3N2. A vigilância epidemiológica da Influenza através dos casos notificados pelas unidades sentinelas de SG, é uma importante ferramenta para a saúde pública e se tornou o fator fundamental para a prevenção, contenção, vigilância e manejo terapêutico de pacientes.
PALAVRAS-CHAVE: Influenza. Síndrome Gripal. Vigilância Laboratorial.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Murilo Barros Silveira, Nayara Messias da Silva, Andrea Finotti, Luiz Augusto Pereira, Edna Joana Claúdio Manrique
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”