Effect of Curcuma longa L. extract as a natural antioxidant in soybean oil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1817Resumen
RESUMO: O trabalho teve como objetivo avaliar o potencial antioxidante do extrato de Curcuma longa L. na estabilidade oxidativa do óleo de soja. Para isso, os tratamentos Controle (óleo de soja), TBHQ100 (óleo de soja com 100 mg de TBHQ/kg), Extrato100 (óleo de soja com 100 mg de β-caroteno de extrato/kg) e TBHQ50+Extrato50 (óleo de soja com 50 mg de TBHQ/kg de óleo de soja + 50 mg de β-caroteno de extrato/kg) foram submetidos ao teste acelerado em estufa (60 ºC/20 dias). O extrato apresentou 51,17% de atividade antioxidante pelo método DPPH• e 98,74 μM Trolox.g-1 pelo FRAP, além de 457,9 μg β-caroteno.g-1. Embora, inicialmente, todos os tratamentos tenham apresentado baixos valores de índice de peróxidos (0,55-0,65 meq.kg-1), em 20 dias, o Controle mostrou maior degradação oxidativa, 46,15 meq.kg-1. O TBHQ100 e TBHQ50+Extrato50 apresentaram os menores valores de p-anisidina. Apesar do TBHQ100 ter apresentado maior estabilidade oxidativa (8,25 h), o TBHQ50+Extrato50 (6,41 h) mostrou maior estabilidade que o Controle (3,86 h). Todos os tratamentos apresentaram elevadas concentrações do isômero γ-tocoferol. O antioxidante sintético provou ser mais eficiente na prevenção da reação de oxidação do que o antioxidante natural, visto que possui elevado grau de pureza. Entretanto, o TBHQ50+Extrato50 apresentou resultados satisfatórios, sendo o segundo melhor tratamento capaz de reduzir as alterações do óleo de soja, possibilitando a aplicação para a redução da concentração do antioxidante sintético.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade antioxidante, Carotenoides, Tocoferóis.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Larissa da Rocha dos Santos, Maria Paula Fortuna Clara, Carolina Médici Veronezi, Neuza Jorge
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”