ESTUDIO PRELIMINAR SOBRE LA ENSEÑANZA REMOTA DE LA QUÍMICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA DURANTE EL COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1864Palabras clave:
Pandemia, Aulas remotas, EducaçãoResumen
A pandemia da COVID-19 vem trazendo grandes reflexões e transformações a respeito de várias temáticas e em diferentes setores. No âmbito educacional, as aulas remotas, que já vinham ganhando espaço no meio acadêmico, hoje se tornam a principal ‘modalidade’ de ensino. Este trabalho buscou avaliar as concepções de estudantes e da professora acerca do ensino remoto, especificamente na disciplina de química, neste período de pandemia, bem como a (in)satisfação dos alunos e as possíveis adversidades inerentes à nova realidade. Além disso, buscou-se ter conhecimento sobre como está sendo o ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina de Química. A metodologia empregada para produção deste artigo foi uma pesquisa qualitativa nomeada estudo de caso, já que foram apanhados dados e feitas suas análises. Para obter os resultados, foi utilizado um questionário, tanto para a professora como para os alunos. Tais resultados comprovam o que foi proposto para análise. É nítido que a interação entre alunos e professores ficou comprometida. Além disso, foi esboçado uma desmotivação muito grande por parte dos alunos para com as aulas de Química. Por todas essas comprovações, fica claro que, com a chegada da COVID-19, intensificou-se ainda mais a necessidade de uma educação de qualidade.
Métricas
Citas
Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8,
n. 3, p. 348-365.
Brasil. (2020). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre
reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF.
Chagas, A. T. R. (2000). O questionário na pesquisa científica. Administração on line, v. 1, n. 1, p. 25.
Dessen, M. A., & Polonia, A. C. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento
humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 21-32.
BRASIL. (2020). Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da
Covid-19. Todos pela Educação: Nota Técnica. Acesso em 03 dez. 2020.
Gil, A. C. (2009). Estudo de caso. Atlas.
Oliveira, C. C. B. (2019). A reinvenção das relações de consumo a partir da caracterização do acesso à
internet como direito fundamental. Revista Científica Disruptiva, v. 1, n. 2, p. 39-55, jul.-dez.
Oliveira, V. H. N. (2020). “O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A
EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 19-25.
Sales, M. F., Souza, G. A. P., Silva, A. A., & Silva, K. L. (2018). Um jogo didático para o ensino de
química: uma proposta alternativa para o conteúdo de equilíbrio químico. SOUTH AMERICAN Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 5, n. 2, p. 125-137.
Schimiguel, J., Fernandes, M. E., & Okano, M. T. (2020). Investigando aulas remotas e ao vivo através
de ferramentas colaborativas em período de quarentena e Covid-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n.9, p. 1-22.
Souza, G. H. S., Lima, N. C., Marques, Y. B., Liberato, L. P., Santos, A. P. S., & Júnior, G. P. (2020).
Reações Prospectivas de Estudantes Frente aos Estudos Remotos ou a Distância durante a Pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, p. 2-28.
Soares, R. J. O. (2021). COVID-19 e Riscos Psicossociais: um alerta sobre o Suicídio. Brazilian Journal
of Health Review,v. 4, n.1, p 1859-1870 jan.-feb., 2021.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 VANILSON DA SILVA SANTOS, ERICLEIA DA SILVA OLIVEIRA, JULIANA DOS SANTOS NATIVIDADE, JOSÉ ATALVANIO DA SILVA, JOSÉ ILSON DA SILVA, LADY JANE FARIAS DE LIMA, LUAN SILVA DOS SANTOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”