Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2)

Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2)

Autores/as

  • Jessia Elem Cunha Barbosa Universidade Estadual de Alagoas
  • Giselle Silva de Souza Universidade Estadual de Alagoas
  • Thaíse da Silva Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudimary Bispo dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Cícera Maria Alencar do Nascimento Universidade Estadual de Alagoas
  • Mabel Alencar do Nascimento Rocha Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1953

Palabras clave:

Coronavirus, Online teaching, Learning.

Resumen

RESUMO: Diante da pandemia do coronavírus, várias medidas de segurança foram necessárias, entre elas, a suspensão presencial das atividades educacionais, gerando assim, a obrigatoriedade dos docentes e discentes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas atípicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto ou síncrono de emergência. Com as incertezas que o cenário atual apresenta surgiu a ideia de desenvolver este trabalho com o objetivo de realizar análises sobre a viabilidade da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Trata-se de um estudo, com base em uma pesquisa de opinião, através de um questionário online Formulários Google®, realizada com docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Participaram 103 pessoas, sendo 89,3% discentes e 10,7% docentes. A maioria 73,8% concordou que a implementação do ensino remoto emergencial é viável. Mediante análise do contexto atual e dos resultados obtidos é recomendável que docentes e discentes discutam as melhores estratégias que viabilizem um ensino remoto ou síncrono de boa qualidade.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil. 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/ CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo. pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.

ALVES, Lynn. EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE. Interfaces Científicas-Educação, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: um diagnóstico sobre a percepção docente em uma instituição de ensino superior em Belém do Pará (Brasil). Braz. J. of Develop., [s.l.], v. 6, n. 7, p. 42551-42555, 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases. 1996.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, n. 6, p. e180963699 - e180963699, 2020.

DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação e Tecnologias, [s.l.], v.1, n. 1, p. 4-10, 2008.

FALEIRO, Fernanda Rosiak Gonzaga; SALVAGO, Blanca Martín. "Educação a distância nos cursos de graduação em odontologia no brasil." Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [s.l.], v. 17, n. 1, 2018.

GOULÃO, M. F. The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s.l.], n. 46, p. 672-677, 2012.

GOULÃO, M. F.; BARROS, D. Recursos educacionais abertos na prática pedagógica:Estratégias, estilos e autorregulação da aprendizagem, In: J. A. MOREIRA; D. BARROS; A. MONTEIRO (Orgs.). Educação a distância e e Learning na web social. Santo Tirso: Whitebooks, p.129-152, 2014.

HACK, J. R. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

HODGES, Charles; TRUST, Torrey; MOORE, Stephanie; BOND, Aaron; LOCKEE, Barb. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 2, 2020.

HOULDEN, S.; VELETSIANOS, G. A posthumanist critique of flexible online learning and its “anytime anyplace” claims. British Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 50, p. 1005-1018, 2019.

MACHADO, Michael Ferreira; QUIRINO, Tulio Romério Lopes; Correia, Divanise Suruagy; TAVEIRA, Maria das Graças Monte Mello; Souza, Carlos Dornels Freire de; Lima, Juraci Roberto. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19: Análise dos Planos Estaduais de Contingência do Nordeste. Rev. Port. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 1286-1298, 2020.

MAIA, Carmem; MATTAR NETO, João Augusto. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

MOREIRA, J. A. Modelos pedagógicos virtuais no contexto das tecnologias digitais. In: D. MILL; G. SANTIAGO; M. SANTOS; D. PINO (Eds.) Educação a Distância. Dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. São Paulo: Artesanato Educacional, p. 37-54, 2018.

OLIVEIRA, E. S.; CRUZ, T. N.; SILVA, M. R.; FREITAS, T. C.; SANTOS, J. R. N.; SANTOS, W. F. A educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso à educação superior: formação docente. In: Digitalização da educação: desafios e estratégias para a educação da geração conectada. 1 ed, Campo Grande: Editora Inovar, 2020. p. 8-14.

PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. 9. ed. Salvador-Bahia: EDUFBA, 2013. 258p.

SANTANA, R. S.; SANTOS, A. R.; FERNANDES, R. C.; CASTRO, R. A.; RAMOS, R. P. R. Educação e a formação humana: um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais. Braz. J. of Develop., [s.l.], v. 6, n. 7, p. 42282-42299, 2020.

ROCHA, Evandro Franco da; ROCHA, Valeria Campanelli Franco da. "Novas tecnologias educacionais aplicadas ao ensino odontológico brasileiro: uma revisão bibliográfica." Revista Eletrônica Acervo Científico, [s.l.], v. 5, p. 796, 2019.

UNESCO, 2020. COVID-19: impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 16 jun. 2020.

WHO-World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---3-august-2020>. Acesso em: 03 ago. 2020.

XIAO, Chunchen and Yi Li. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china. Acesso em: 10 jun. 2020.

Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Cunha Barbosa, J. E., Silva de Souza, G. ., da Silva Santos, T. ., Bispo dos Santos, C., Alencar do Nascimento, C. M. ., & Alencar do Nascimento Rocha, M. . (2022). Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2): Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2). Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1953