Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2)
Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2)
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1953Palabras clave:
Coronavirus, Online teaching, Learning.Resumen
RESUMO: Diante da pandemia do coronavírus, várias medidas de segurança foram necessárias, entre elas, a suspensão presencial das atividades educacionais, gerando assim, a obrigatoriedade dos docentes e discentes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas atípicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto ou síncrono de emergência. Com as incertezas que o cenário atual apresenta surgiu a ideia de desenvolver este trabalho com o objetivo de realizar análises sobre a viabilidade da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Trata-se de um estudo, com base em uma pesquisa de opinião, através de um questionário online Formulários Google®, realizada com docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Participaram 103 pessoas, sendo 89,3% discentes e 10,7% docentes. A maioria 73,8% concordou que a implementação do ensino remoto emergencial é viável. Mediante análise do contexto atual e dos resultados obtidos é recomendável que docentes e discentes discutam as melhores estratégias que viabilizem um ensino remoto ou síncrono de boa qualidade.
Métricas
Citas
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil. 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/ CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo. pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
ALVES, Lynn. EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE. Interfaces Científicas-Educação, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: um diagnóstico sobre a percepção docente em uma instituição de ensino superior em Belém do Pará (Brasil). Braz. J. of Develop., [s.l.], v. 6, n. 7, p. 42551-42555, 2020.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases. 1996.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, n. 6, p. e180963699 - e180963699, 2020.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação e Tecnologias, [s.l.], v.1, n. 1, p. 4-10, 2008.
FALEIRO, Fernanda Rosiak Gonzaga; SALVAGO, Blanca Martín. "Educação a distância nos cursos de graduação em odontologia no brasil." Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [s.l.], v. 17, n. 1, 2018.
GOULÃO, M. F. The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s.l.], n. 46, p. 672-677, 2012.
GOULÃO, M. F.; BARROS, D. Recursos educacionais abertos na prática pedagógica:Estratégias, estilos e autorregulação da aprendizagem, In: J. A. MOREIRA; D. BARROS; A. MONTEIRO (Orgs.). Educação a distância e e Learning na web social. Santo Tirso: Whitebooks, p.129-152, 2014.
HACK, J. R. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
HODGES, Charles; TRUST, Torrey; MOORE, Stephanie; BOND, Aaron; LOCKEE, Barb. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 2, 2020.
HOULDEN, S.; VELETSIANOS, G. A posthumanist critique of flexible online learning and its “anytime anyplace” claims. British Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 50, p. 1005-1018, 2019.
MACHADO, Michael Ferreira; QUIRINO, Tulio Romério Lopes; Correia, Divanise Suruagy; TAVEIRA, Maria das Graças Monte Mello; Souza, Carlos Dornels Freire de; Lima, Juraci Roberto. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19: Análise dos Planos Estaduais de Contingência do Nordeste. Rev. Port. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 1286-1298, 2020.
MAIA, Carmem; MATTAR NETO, João Augusto. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
MOREIRA, J. A. Modelos pedagógicos virtuais no contexto das tecnologias digitais. In: D. MILL; G. SANTIAGO; M. SANTOS; D. PINO (Eds.) Educação a Distância. Dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. São Paulo: Artesanato Educacional, p. 37-54, 2018.
OLIVEIRA, E. S.; CRUZ, T. N.; SILVA, M. R.; FREITAS, T. C.; SANTOS, J. R. N.; SANTOS, W. F. A educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso à educação superior: formação docente. In: Digitalização da educação: desafios e estratégias para a educação da geração conectada. 1 ed, Campo Grande: Editora Inovar, 2020. p. 8-14.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. 9. ed. Salvador-Bahia: EDUFBA, 2013. 258p.
SANTANA, R. S.; SANTOS, A. R.; FERNANDES, R. C.; CASTRO, R. A.; RAMOS, R. P. R. Educação e a formação humana: um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais. Braz. J. of Develop., [s.l.], v. 6, n. 7, p. 42282-42299, 2020.
ROCHA, Evandro Franco da; ROCHA, Valeria Campanelli Franco da. "Novas tecnologias educacionais aplicadas ao ensino odontológico brasileiro: uma revisão bibliográfica." Revista Eletrônica Acervo Científico, [s.l.], v. 5, p. 796, 2019.
UNESCO, 2020. COVID-19: impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 16 jun. 2020.
WHO-World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---3-august-2020>. Acesso em: 03 ago. 2020.
XIAO, Chunchen and Yi Li. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china. Acesso em: 10 jun. 2020.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 JESSIA ELEM CUNHA BARBOSA, Giselle Silva de Souza, Thaíse da Silva Santos, Mabel Alencar do Nascimento Rocha, Claudimary Bispo dos Santos, Cícera Maria Alencar do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”