Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2)

Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2)

Autores

  • Jessia Elem Cunha Barbosa Universidade Estadual de Alagoas
  • Giselle Silva de Souza Universidade Estadual de Alagoas
  • Thaíse da Silva Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudimary Bispo dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Cícera Maria Alencar do Nascimento Universidade Estadual de Alagoas
  • Mabel Alencar do Nascimento Rocha Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1953

Palavras-chave:

Coronavirus, Online teaching, Learning.

Resumo

RESUMO: Diante da pandemia do coronavírus, várias medidas de segurança foram necessárias, entre elas, a suspensão presencial das atividades educacionais, gerando assim, a obrigatoriedade dos docentes e discentes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas atípicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto ou síncrono de emergência. Com as incertezas que o cenário atual apresenta surgiu a ideia de desenvolver este trabalho com o objetivo de realizar análises sobre a viabilidade da implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Trata-se de um estudo, com base em uma pesquisa de opinião, através de um questionário online Formulários Google®, realizada com docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Participaram 103 pessoas, sendo 89,3% discentes e 10,7% docentes. A maioria 73,8% concordou que a implementação do ensino remoto emergencial é viável. Mediante análise do contexto atual e dos resultados obtidos é recomendável que docentes e discentes discutam as melhores estratégias que viabilizem um ensino remoto ou síncrono de boa qualidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Cunha Barbosa, J. E., Silva de Souza, G. ., da Silva Santos, T. ., Bispo dos Santos, C., Alencar do Nascimento, C. M. ., & Alencar do Nascimento Rocha, M. . (2022). Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2): Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2). Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1953

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