Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri
Contributos curriculares para a Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047Palabras clave:
Representações sociais, Escolas Indígenas, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Xucuru-Kariri, Currículo em MatemáticaResumen
O projeto de pesquisa intitulado Representações sociais pelos povos Xucuru-Kariri: Contributos curriculares para a Matemática está sendo desenvolvido em uma Universidade pública estadual de Alagoas, tem como objetivo analisar as representações sociais de Matemática pelos alunos da etnia Xucuru-Kariri e sua relação com o planejamento curricular. O referencial teórico a ser seguido é o da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961) com foco na abordagem psicossocial de Jodelet (1994), a coleta de dados será realizada através da técnica de associação livre de palavras, e a análise será feita através do SPSS e Tri-Deux-Mots. As representações sociais são guias para comunicaçao e para ação e sua relação com o planejamento, visa contemplar em seus currículos, os anseios e saberes em Matemática dos alunos. Os resultados desta pesquisa visam fornecer dados sobre o conjunto de conceitos, proposições, explicações criados na vida cotidiana dos alunos através da comunicação interindividual sobre a Matemática.
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