Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri

Contributos curriculares para a Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047

Palavras-chave:

Representações sociais, Escolas Indígenas, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Xucuru-Kariri, Currículo em Matemática

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado Representações sociais pelos povos Xucuru-Kariri: Contributos curriculares para a Matemática está sendo desenvolvido em uma Universidade pública estadual de Alagoas, tem como objetivo analisar as representações sociais de Matemática pelos alunos da etnia Xucuru-Kariri e sua relação com o planejamento curricular. O referencial teórico a ser seguido é o da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961) com foco na abordagem psicossocial de Jodelet (1994), a coleta de dados será realizada através da técnica de associação livre de palavras, e a análise será feita através do SPSS e Tri-Deux-Mots. As representações sociais são guias para comunicaçao e para ação e sua relação com o planejamento, visa contemplar em seus currículos, os anseios e saberes em Matemática dos alunos. Os resultados desta pesquisa visam fornecer dados sobre o conjunto de conceitos, proposições, explicações criados na vida cotidiana dos alunos através da comunicação interindividual sobre a Matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natercia de Andrade Lopes Neta, UNEAL/SEMED

Professora Adjunta do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e do Ensino Fundamental Na Prefeitura de Maceió. Titulações: Licenciada em Matemática (2004) e Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2007), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE (2017). Tema da dissertação: Infratores, Apenados e Matemática: as Representações Sociais de Escola por Professores Tema da tese: Representações sociais da escola por pais e desempenho escolar dos alunos em contextos de diferentes níveis de violência Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Estatística. Ciências Humanas: Educação Matemática; Representações Sociais; Violência Escolar; Escola Pública.

Maria Elvira de Siqueira Faustino Ferreira, UNEAL

Pesquisadora/Bolsista financiada pelo  PIBIC/FAPEAL/UNEAL , BRASIL

Vandeilton Galdino Ciriaco, UNEAL

Pesquisador/Bolsista financiado pelo PIBIC/FAPEAL/UNEAL, BRASIL

Referências

D’ambrósio, U. (1998). Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4 ed. São Paulo: Ática.

D’ambrósio, U. (1997). Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena.

Ferreira, M. K. L. (1998). Os Dez Dedos da Mão. Matemática e Povos Indígenas do Brsil. MEC/SEF, Brasília.

Jesus, R. V. (2020). Matemática: que tensão é essa? um estudo sobre as representações sociais de um grupo de alunos da primeira série do ensino médio de um instituto federal mineiro. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (Dissertação), Universidade Federal de Ouro Preto.

Jodelet, D. (1994). Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France.

Jodelet, D. (2017) Representações sociais e mundos de vida. Tradução de Lilian Ulup. Paris: Éditions des archives contemporaines; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess.

Jodelet, D. (2001). Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

Luciano, G. J. S. (2006). O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Coleção Educação para todos. Brasília: MEC/Secad; LACED/Museu Nacional.

Moscovici, S. (1961). La psychanalyse: son image et son public. Paris: PUF.

Moscovici, S. (2017). Representações sociais: investigações em psicologia social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Nascimento, A. C. & Aguilara U. A. H. (2010). Currículo, Diferenças e Identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp.113-132, Jan/Jun.

Santos, L. T. M; Donizeti, A. (2011). Educação Escolar Indígena, matemática e cultura: a abordagem etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática.

Santos, R. M.; Gusmão, T. C. (2016). Representações sociais da matemática: contribuições da formação em pedagogia. Editora da Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia: São Paulo.

Scandiuzzi, P. P. (2009). Educação indígena x educação escolar indígena: uma relação etnocida em uma pesquisa etnomatemática. São Paulo, SP: Editora UNESP.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

de Andrade Lopes Neta, N., de Siqueira Faustino Ferreira, M. E. ., & Galdino Ciriaco, V. (2022). Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri: Contributos curriculares para a Matemática. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)